sábado, outubro 29, 2005

Galécia novamente apunhalada


Segundo o JN, o TGV a ligar Porto-Vigo vai deixar de ser uma prioridade no traçado da rede de alta velocidade que o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, deverá apresentar na primeira quinzena de Novembro, depois de o país ter assumido perante os Castelhanos que esse seria o primeiro eixo a avançar.

Esta decisão surge num momento particularmente negro para o Norte - a região com a mais elevada taxa de desemprego, com o nível de vida mais baixo do país e onde o Governo mais vai cortar nas verbas do PIDDAC (programa de investimentos da administração central) para 2006. Aparentemente, nada faria supor que esse fosse o desfecho para a ferrovia, uma vez que, ainda em Julho, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, colocava este traçado no lote dos prioritários, junto dos de Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid os dois únicos que o Governo se propõe agora avançar.

Já está na altura dos Galaicos começarem a acordar!

A bandeira que acompanha este post é do Galliciense Regnum , que ficou conhecido como reino Suevo e que tinha a sua capital em Braga!

sexta-feira, outubro 14, 2005

Via Verde para negros

É triste que utilizem a nossa cidade para a realização deste tipo de cimeiras (Portugal-Brasil), onde foram anunciados mecanismos e intenções com o intuito de facilitar a legalização de dezenas de milhares de mestiços brasileiros em Portugal (ou Pretogal?). José Sócrates fez questão de sublinhar, no início e no fim, que a comunidade brasileira é bem-vinda. Anunciou também que será criada uma “porta especial” para todos os africanos dos PALOP e do Brasil, já que os negros merecem tratamento preferencial, e pelos vistos Portugal quer que os afro-brasileiros venham para cá num número cada vez maior! Incrível.

O azar dos africanos é que Ceuta e Melilla não pertencem a Portugal, porque se Melilla pertencesse a Portugal eles entravam todos e seriam até incentivados a chamar o resto da família! Entreguem Melilla a Portugal e o problema da vigilância das fronteiras com Marrocos desaparece porque os negros passam a entrar todos!

Isto não me espanta, já que Portugal é um país que considera os africanos seus irmãos e que vibra com as vitórias de Angola como se fossem suas! O que já me espanta é que alguns comentadores fiquem melindrados por verem racialistas de Entre Douro e Minho preferirem uma união do norte com a Galiza! Não peçam é aos nossos irmãos da Galiza para se juntarem a Portugal (só tem cabimento uma junção entre a actual Galiza e a região a norte do rio Douro), os galegos do norte mal por mal que fiquem ligados a Espanha, e de preferência que não se juntem à CPLP! Os galegos devem manter a cultura galaica longe das nefastas influências africanas (PALOP) que uma aproximação a Portugal lhes proporcionaria. Pegando nas palavras de António José Saraiva:
"O que separa as nações é a nacionalidade, não são os rios nem os montes. Estes podem favorecer a defesa ou a expansão de uma nação mas não podem criá-la”.
O importante é a manutenção do sangue e da cultura europeias, e tenho algumas dúvidas que o “projecto português” seja compatível com isso nas actuais circunstâncias! Repito, para mim a identidade etno-cultural é o factor mais importante! Muito mais importante que qualquer nome, bandeira, ou fronteira, por muitos séculos que eles possam ter!

quinta-feira, outubro 13, 2005

Pauleta!

Finalmente deixou de ser um africano o melhor marcador de sempre da selecção portuguesa!

Para grande tristeza dos benfiquistas, Pauleta conseguiu ultrapassar o recorde do Moçambicano Eusébio, e ainda por cima o recorde de golos foi ultrapassado em plena cidade do Porto!

Parabéns Pauleta!