sexta-feira, novembro 24, 2006

Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta

A Câmara Municipal de Ponte da Barca vai organizar amanhã, dia 25 de Novembro, o Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta.

"Nas aldeias mais serranas de Ponte da Barca há indícios muito fortes da cultura celta, como o culto do sol, da água e do vento, mas este património tem sido descurado", disse na apresentação do congresso, a coordenadora científica deste e professora da Faculdade de Filosofia de Braga, Fátima Lobo.

O Congresso, que contará com a presença de diversos especialistas portugueses e espanhóis, decorre no Auditório da Epralima e irá abordar temas como as origens da cultura celta na Península Ibérica, a sua a iconografia, mitos e símbolos, as crenças e rituais no Noroeste Penínsular. Do programa constam, entre outras, participações de nomes como Ramon Sainero (Director do Instituto de Estudos Celtas de Espanha), Andreia Martins, Martin Almagro Gorbea, José Augusto Maia Marques, Fernando Alonso Romero da Universidade de Santiago de Compostela e Fátima Lobo da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa.

Este evento, que tem o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, da Comunidade Territorial do Lima Limia, da Deputación de Ourense e do Inorde, é o segundo a ser realizado (o primeiro teve lugar na cidade de Ferrol em 1997) e pretende sobretudo promover a discussão alargada sobre a celtização da região noroeste da Península Ibérica.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Mantorras





"Quando fui aquecer os adeptos do Porto chamaram-me preto”

E por acaso os adeptos do Porto disseram alguma mentira?

Se o herói benfiquista chora por causa disso, então o problema está nele, não está nos brancos do Porto.