quarta-feira, janeiro 12, 2005

É este o futuro que desejamos para Portugal?



Segundo o JN, o número de chineses em Portugal deverá atingir os 15 mil, embora oficialmente "só" estejam legalizados cerca de dez mil.
No entanto, o representante da comunidade chinesa em Portugal, Y Ping Chow diz que "Há muitas dificuldades para obter o visto de trabalho em Portugal e isso cria muitas complicações à nossa comunidade. Por exemplo, há muita gente que gostaria de vir trabalhar para cá mas não pode e outros vêm mas ficam cá ilegalmente""

Pois eu não duvido que existam muitos chineses que gostariam de vir para cá, mas será que nós os queremos receber?

Ainda segundo Ping estas dificuldades estão a ter consequências na actividade da comunidade. Y Ping Chow lembrou que no Porto foram obrigados a fechar 12 restaurantes e em Lisboa mais de 30. Outra preocupação é o atraso no processo de agrupamento familiar, que em média de demora um ano.

Um processo de reagrupamento familiar mais rápido seria o seu regresso à China, digo eu.
Da fama de não pagarem impostos estes chineses não se livram, e a meu ver é uma comunidade que não acrescenta nada de positivo a Portugal, bem pelo contrário.
Algumas cidades e vilas portuguesas já têm os seus centros históricos transformados em autênticos "Chinatown" e se acelerarem o processo de reagrupamento familiar tal como pretendem os chineses ...

6 Comments:

At 5:54 da tarde, janeiro 13, 2005, Blogger Suevo said...

Será que o povo está isento de culpas?

Os nossos politicos são pessimos, concordo, mas o povo também não tem dado sinais muito positivos, infelizmente.

 
At 1:27 da manhã, janeiro 14, 2005, Anonymous Anónimo said...

Deviamos queimar os restaurantes chineses como diz o outro.. Será que tiveram de fechar os restaurantes por servir boa comida ??

O anónimo Pinheiro

 
At 3:00 da manhã, janeiro 14, 2005, Blogger vs said...

Cuidado.
É que, não sei se sabem, mas a China será, sem sombra de dúvidas, a grande superpotência do século XXI.

E já começa.

 
At 5:47 da tarde, janeiro 14, 2005, Blogger Suevo said...

Caros visitantes, eu não digo que a culpa é do governo chines, ou dos chineses, a culpa é mais dos portugueses (governo incluido) que os aceitam cá e compram as coisas nas suas lojas, em vez de darem preferencia aos produtos nacionais, ou não estão de acordo com isso ?

Quanto aos portugueses regressarem à sua patria mãe, porque não? A maioria deles são das aldeias que estão desertas, que regressem e desenvolvam as suas regiões, até acho muito bem que o façam.

 
At 7:24 da tarde, janeiro 15, 2005, Anonymous Anónimo said...

"Um processo de reagrupamento familiar mais rápido seria o seu regresso à China, digo eu."
Apoiado ;)

Portugueses de todo o mundo, uni-vos e regressem à Pátria-mãe!

NC

 
At 7:04 da manhã, agosto 29, 2008, Anonymous Anónimo said...

Não tenho nada contra os chineses, acho que são um povo trabalhador e acima de tudo calmo, ao contrário de outros povos que vêm tentar a sua sorte no nosso pais.

 

Enviar um comentário

<< Home