segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Estado e comunidade cigana chegam a acordo

Duas associações da comunidade cigana assinaram hoje, no Porto, com o Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas e 60 autarquias uma carta de princípios destinada a disciplinar a venda ambulante.
Na carta de princípio o Estado reconhece que a venda ambulante é a actividade económica por excelência exercida pela comunidade cigana, assumindo "um papel fundamental" na sua integração social, com respeito da sua diversidade cultural.
Por outro lado, o documento estabelece princípios que devem reger esta actividade, nomeadamente o dever por parte dos vendedores ambulantes de recusar a venda de produtos ilegais ou contrafeitos, de cumprir as obrigações fiscais, de proteger o consumidor e de respeitar as regras da concorrência legal.
A Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos e a Associação Portuguesa para a Defesa da Etnia Cigana (APODEC), dirigida por Adérito Montes, foram as duas associações que assinaram esta carta de princípios.
Estavam presentes na reunião mais três associações da comunidade cigana nortenha, nomeadamente a União Romani, dirigida pelo advogado Vítor Marques, que adiaram a assinatura por considerarem que os vendedores ambulantes não têm possibilidade de averiguar se todos os produtos que lhe oferecem para revenda são contrafeitos ou não.
A questão será objecto de discussão, no sentido de possibilitar um esclarecimento sobre esta matéria até 3 de Maio, quando haverá nova reunião.
O alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, padre Vaz Pinto, afirmou que esta assinatura representa um acordo "livre e voluntário entre as partes, que estabelece princípios e não cria obrigações legais".
"É apenas o momento inicial para um compromisso entre o Estado, autarquias e comunidade cigana, um passo no sentido da luta contra a discriminação e uma base de trabalho para que possamos fazer um caminho juntos neste país que é Portugal", afirmou o alto- comissário.

Fonte : Lusa

Mas o governo acreditará mesmo que os ciganos vão pagar impostos? Ou que os ciganos não irão vender roupa contrafeita? Achei piada à recusa dos ciganos em assinar, quem tem telhados de vidro... mais uma figura ridícula dos nossos (des)governantes.
O Padre Vaz Pinto não me surpreende que acredite na realização desse milagre, alias é mais uma posição na linha daquilo a que a igreja católica infelizmente já nos habituou…

5 Comments:

At 3:33 da tarde, março 02, 2005, Anonymous Anónimo said...

É incrivel...antes de entrar neste blog estava mesmo a pensar em ciganos.Foda-se não é quando entro vejo logo esta noticia???Estes ciganos deviam ser todos exterminados e por aí fora....Odeio-os tanto...Eu não gosto de Hitler mas tenho pena que não tenha limpo o sebo a toda a ciganada europeia,mas só a 15 mil!!

 
At 5:51 da tarde, março 02, 2005, Anonymous Anónimo said...

A ciganada é que manda nesta merda toda, tem casa à borla, rendimento minímo, não pagam um tostão e ainda recebem. São os verdadeiros cidadãos de 1ª.Nóas ps outros somos uns parvos que deixamos andar isto tudo com se nada passa-se.
Ribatejano

 
At 9:48 da tarde, março 04, 2005, Anonymous Anónimo said...

Capitão Lordelo


Sou nacionalista,militante e votei PNR (n votei nas ultimas eleições, pq n podia, voto no distrito do Porto)

Acho lamentável que o discurso dos pseudo-apoiantes do nosso partido seja feito de forma tão brejeira, sem espelhar a realidade das doutrinas defendidas! As doutrinas do partido (e um dos fundadores é meu amigo pessoal de longa data) advém da consciencialização, do rigor, da coerencia, de um discurso apelativo ao eleitorado porém cientifico, demonstrativo, explicativo!
Não é a primeira vez que me vejo conforntado com linguagem juvenil e insultosa e apesar de a comprender, não a posso aceitar como a forma adquada de espalhar a mensagem pela qual luto! Como tal deixarei de participar neste Blog e de o sugerir a amigos (muitos não PNR, mas quem sabe um dia mudarão, pois não acho que seja a forma mais correcta de divulgar o q eu acho ser certo.. aliás é exatamente o contrário, é desta forma que o eleitor que se ganha é o eleitor q apenas se move emotivamente e passado 10 minutos pode estar no sector contrário, e afasta o eleitor pensador que cria bases de futuro!
à muito q temo q o partido estagne devido a estas influencias de não pensantes, e emotivos que sinceramente n sabem sistematizar as geo-politicas, vão atrás do que lhes dão.. e assim podem a qualquer momento saltar para outro barco!
Em breve debaterei pessoalmente com quem de devido se é assim que isto vai para a frente, ou se algo de radical terá de mudar... se for eu e os pensadores que estão mal.. então muda-mos nós!

 
At 2:04 da manhã, março 05, 2005, Blogger Suevo said...

Caro Capitão Lordelo

O que pretendes fazer para alterar a linguagem dos apoiantes do partido? Já agora qual foi o comentador deste blog que te “chocou”?
Quanto ao deixares de participar no blog, é uma decisão que só te diz respeito a ti, se entendes que deves deixar de participar no blog devido aos comentários eu respeito essa tua posição.
Quanto à forma de divulgar, esse é um tema polémico, porque se as pessoas querem apenas boa educação e moderação, votam muito mais depressa no PP ou no PSD, o PNR tem que apostar na diferença, não estou com isto a dizer que devemos ser puramente “caceteiros”, mas entendo que em temas como o dos ciganos o ser-se “caceteiro” poderá dar mais votos do que aqueles que retira. Não te esqueças que o BE cresceu graças ao estilo pouco ortodoxo da ovelha negra. Claro que reconheço que tens alguma razão, e o extremismo de certos sectores mais juvenis pode de facto afastar algum eleitorado, mas pode ser um risco necessário. Debata pessoalmente com quem quiser, de minha parte posso dizer-lhe que tenciono ficar no partido quer ganhem os “pensadores” quer ganhem outros, não gosto dessas teorias divisionistas.

 
At 1:42 da tarde, janeiro 20, 2010, Anonymous Anónimo said...

Nice brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Say thank you you for your information.

 

Enviar um comentário

<< Home