quinta-feira, maio 26, 2005

Alentejanos promovem cultura árabe

Como já vem sendo habitual, os alentejanos continuam a promover a cultura islâmica.
A Câmara de Martulah (ou Mirtolah) apostou forte na divulgação do Festival Islâmico. No espaço da autarquia, instalado no pavilhão institucional da Ovibeja, para além dos produtos da zona de Martulah , como o mel e o pão, estiveram patentes vários artigos tipicamente árabes, cedidos pelo Turismo de Marrocos.
A música foi também uma constante no festival, com a animação permanente do souk por um grupo folclórico de Marrocos, como não podia deixar de ser.

20 Comments:

At 3:48 da tarde, maio 26, 2005, Anonymous Anónimo said...

Correcção:
não se trata de "alentejanos", mas sim do sistema!
Estes gajos do sistema, estejam eles em Viana ou Tavira, Figueira ou Elvas, facilitam a invasão por todos os meios. Em vez de promoverem Portugal e os portugueses, promovem a invasão...
Al sakanas!

Pedro Vasconcelos

 
At 4:30 da tarde, maio 26, 2005, Blogger Suevo said...

Caro Pedro Vasconcelos.

O problema neste caso não é a invasão, nem sequer é a imigração, neste caso dos alentejanos é mesmo a tentativa de recuperar a sua "herança árabe".

São coisas bastante diferentes!

E quem defende a identidade e cultura árabe no Alentejo não são imigrantes, são mesmo alentejanos!

Saudações!

 
At 4:32 da tarde, maio 26, 2005, Anonymous Anónimo said...

O Sul de Portugal é mesmo uma vergonha fodass, além de muitos deles serem bastante diferentes a nivel facial, ainda por cima fazem destas merdas. Enfim foi pena não terem expulsado os mouros todos ha muitos anos.
São mesmo mouros, promover a cultura arabe.. é triste. O sul não é Portugal. Depois de expulsarmos os imigrantes, temos de conquistar o Sul, coisa k já devia ter sido feita ha muitos anos. Expulsar essa gente toda, esses mouros.
É no Norte que está o verdadeiro Portugal, oxala nunca se degenere por causa do Sul.

 
At 8:44 da tarde, maio 26, 2005, Anonymous Anónimo said...

Zagas:

Espero que não te digas nacionalista...
E não me venhas pacá com merdas dos mouros e o caralho, quer queiras quer não, Norte, Centro e Sul de Portugal são PORTUGAL! Isso tudo é Portugal, não vejo mal nenhum em relembrar a cultura dum povo, que outrora deixou fortes marcas no nosso território, recorda-se que na altura da Reconquista o Povo Árabe era mais avançado que muitos povos Europeus?

"Depois de expulsarmos os imigrantes, temos de conquistar o Sul, coisa k já devia ter sido feita ha muitos anos. Expulsar essa gente toda, esses mouros."

D. Afonso Henriques e seus sucessores já fizeram o que disse, coisa que se iniciou à 862 anos.

"É no Norte que está o verdadeiro Portugal, oxala nunca se degenere por causa do Sul."

Boa piada... como já referi, Portugal é do Minho ao Algarve, e também os arquipélagos da Madeira e dos Açores, e como é normal, todas as suas zonas têm as suas características aos mais variados níveis. Não acredito que possa haver "nacionalista" tão "bairrista"...

 
At 10:08 da tarde, maio 26, 2005, Anonymous Anónimo said...

»

««« Apelo aos Nacionalistas Europeus »»»


--- O autor do blog Nacionalista 'Gladius' insiste na tese de que os Europeus andam 'adormecidos'...
--- Ora, isso era o que eu pensava há... 20 anos atrás!!!

--- Todavia, a experiência ensinou-me o seguinte: a filosofia da Maioria dos Europeus é muito simples -> a vida são dois dias... consequentemente... a vida é para curtir... e quem vier a seguir que feche a porta!...
--- Dito de outra forma, a Maioria dos Europeus VENDE facilmente a sua Identidade... em troca do facto de poder gozar a existência de abundância de mão-de-obra servil... e de poder gozar a existência de alguém que lhes pague as pensões de reforma....( --> a Gestão Parasita Planetária )

--- A Civilização Europeia é uma ABERRAÇÃO SOCIOLÓGICA!!!...
- De facto, se não tivessem existido Regimes Ditatoriais... JAMAIS a Civilização Europeia teria conseguido sobreviver até ao século XXI !!!
( Nota: Só 'FORÇADOS...' é que os Europeus se deram ao TRABALHO de criar filhos... e proceder à Renovação Demográfica )
( Um exemplo: o Ditador Salazar foi contra a introdução de Pensões de Reforma... ele SABIA o que estava a fazer... Ao verem pessoas velhas ( sem filhos que cuidassem delas ) a 'viverem' na miséria... as pessoas eram OBRIGADAS a ter a preocupação de casar e de ter filhos. Ora, perfeitamente consciente de que a Maioria era só Parasitagem-Bandalhagem, o Ditador Salazar ( que não era parvo nenhum ) SABIA que a introdução de Pensões de Reforma iria fazer com que a Maioria - Parasitagem-Bandalhagem não interessada em ter o TRABALHO de criar filhos - passa-se a ter como 'Grande Preocupação' estar no Planeta a gerir a entrada de imigrantes... para que estes depois lhes pagassem as pensões de Reforma. ( 'Bem dito...Bem certo!' ))

Outra nota: Existem Povos que, em Liberdade, conseguem alcançar a Renovação Demográfica... pelo contrário, em Liberdade, não existe um único (!) País Europeu com a capacidade de Renovação Demográfica!!!
- Mais uma observação: apesar dos seus muitos Defeitos...,...,... temos de reconhecer que os Antigos Ditadores Europeus fizeram o 'MILAGRE' de pegar num Bando de Bandalhos... e conseguir erguer uma Civilização!!!...


--- Nacionalistas Europeus, vocês, reconheçam que estão... ENCURRALADOS:
-> por um lado, pela Parasitagem-Bandalhagem Europeia (... a Maioria dos Europeus... ) que pretende estar no Planeta a 'curtir' a Gestão Parasita Planetária;
-> por outro lado, pelos interesses económicos que pretendem que a Europa passe a ser ocupada ( e DOMINADA ) por Povos ( Raças ) de maior rendimento demográfico... que lhes proporcionem uma melhor rentabilização dos investimentos;
-> e, por outro lado, pelos Predadores ( ex: Islâmicos, Mestiços, etc... ( nota: como é obvio, existem pessoas, de boa vontade, que são a excepção à regra... ) )... que pretendem ocupar e DOMINAR novos territórios .


APELO AOS NACIONALISTAS EUROPEUS:
-- 1 -- Párem com a IDIOTA insistência na estratégia de FUGA PARA A FRENTE...
-- 2 -- Párem com gritaria histérica/patética do tipo 'traidores, traidores'... ou do tipo insultar a Polícia... ou do tipo insultar os jornalistas...; ASSUMAM que cometeram um GRAVE ERRO estratégico!!!
-- 3 -- Adiram ao Movimento Tolerante " PLANETA TERRA SIM! EXPLORAÇÃO AGRO-PECUÁRIA NÃO!"

»

 
At 10:15 da tarde, maio 26, 2005, Anonymous Anónimo said...

»

-> O Movimento Tolerante " PLANETA TERRA SIM! EXPLORAÇÃO AGRO-PECUÁRIA NÃO! " proclama a DIVISÃO dos Países em dois espaços:
----------> 1) um ( 50% ) de Competição Global;
( nota: neste espaço os adeptos da Competição Global concretizam o Direito de ter o seu espaço no Planeta;... ;;; Nota: uma mensagem para a Maioria dos Europeus ( vulgo Bando de Bandalhos Pró-Imigração ): Parasitagem-Bandalhagem, vocês, no espaço de Competição Global, vão poder continuar a 'curtir' Gestão Parasita Planetária : gerir a entrada de imigrantes... gozar abundância de mão-de-obra servil... gozar a existência de alguém que pague as pensões de reforma...; até aqui 'tudo bem', mas reconheçam que, ao contrário de vocês, existem Povos que pretendem continuar a Lutar pela Sobrevivência no Planeta!... );
-----------> 2) outro ( 50% ) de Reserva Natural;
( nota: neste espaço os Nativos - interessados na Sobrevivência da sua Identidade - concretizam o Direito de ter o SEU espaço no Planeta... ;;; Nota: na Europa, estes Nativos são uma Minoria )
(((
Nota: Este Modelo tem por lema:
----> TODOS DIFERENTES!!! TODOS IGUAIS!!!
----> TODOS DIFERENTES!!! TODOS IGUAIS!!!
Isto é, TODOS os Povos Nativos do Planeta Terra
-> INCLUSIVE os de baixo rendimento reprodutivo (demográfico ) ...
-> INCLUSIVE os economicamente pouco rentáveis...
devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no Planeta!!!
)))


»

 
At 10:10 da tarde, maio 27, 2005, Anonymous Anónimo said...

Caro JAMPG,
Quando falei em "invasão", utilizei este termo no sentido mais lato e não apenas no aspecto de "invasão física".
Sinto terrivelmente a invasão cultural yankee, por exemplo. Que vai dos mcdonalds, aos hallween e por aí fora...
A minha intenção no comentário que fiz, foi apenas "salvar" os alentejanos... :).
Ou seja, pessoas com iniciativas cretinas há em todos os pontos desta nossa Pátria. Sendo assim, claro está que também toca ao Alentejo...
Portugueses com P grande também os há do norte ao sul e do litoral ao interior (e ilhas).
Por isso, entende o meu comentário como tentativa de salvaguardar o Alentejo (que amo) e os alentejanos de uma possível generalização. ;)
Saudações,

Pedro Vasconcelos

 
At 11:26 da tarde, maio 27, 2005, Blogger Suevo said...

O Zagas ainda se vai transformar num mito do nacionalismo portugues.

E posso garantir-vos que o Zagas existe mesmo :)

 
At 4:19 da manhã, maio 28, 2005, Anonymous Anónimo said...

O pessoal da cidade do porto não tem nada que amandar postas de pescada aos alentejanos, porque se existe maior ataque ao nacionalismo vem precisamente daí das tendências separatistas dos seguidores do pinto da costa. ele sim pode ser considerado uma ameaça á PÁTRIA desde o Lisboa a areder ao vamos caçar mouros, pior que isto só mesmo na cova da moura e aqui por Lisboa acreditem se quiserem andaqm muitos pretos de chelas e outras zonas africanas com camisolas do clube do porto. ora se isto não é fazer o jogo do inimigo, se isto não é atacar a Portugalidade, não sei o que é. De certeza que Nacionalismo bacoco e frouxo que só interessa aos poderes instalados e aos pretos do Portugal do MINHO a timor, é 1 ilusão e apenas contribui para afundar a PÁTRIA mas deixem lá que essa do Lisboa a arder e denominar concidadãos como mouros é um enorme contributo para o Nacionalismo.

 
At 1:41 da tarde, maio 28, 2005, Blogger Suevo said...

Este topico não está relacionado com futebol, pelo que a referencia ao Pinto da Costa parece-me fora de contexto. E já agora ninguem está a dizer que o Pinto da Costa é nacionalista.Quanto a adeptos pretos do FCP claro que os há, mas para cada preto do FCP existem 100 do SLB, por exemplo cá no Porto os poucos benfiquistas que existem são na sua maioria comunistas, talvez seja coincidencia, talvez não.

Quanto às postas de pescada, se te referes às minhas creio que tenho todo o direito de as mandar, sou contra a promoção da cultura árabe e a glorificação da herança árabe que fazem no sul do país. E se algum dia aqui na minha cidade fizerem o que costumam fazer no Alentejo eu tambem critico, não penses que só critico por lá. Felizmente não vejo desses energumenos por cá.
É verdade que lá no Alentejo a influencia muçulmana foi muito mais forte que aqui, mas reafirmo a minha oposição contra a promoção e divulgação da sua cultura árabe quer por parte dos alentejanos quer por parte dos habitantes de qualquer outra região que goste de glorificar o seu passado árabe.

A mim não me viste decerto a chamar mouros aos habitantes de Lisboa ou a gritar Lisboa a arder.

Eu não gosto de nacionalismos bacocos, mas gosto ainda menos de centralismos bacocos.

Quanto ao Zagas querer expulsar todos os habitantes do sul do país obviamente eu não subscrevo isso, mas como o conheço bem respeito a opinião dele. Tentem voces convence-lo a mudar de opinião :)

 
At 4:15 da tarde, maio 28, 2005, Anonymous Anónimo said...

japmg: a questão é precisamente essa o pinto da costa habituou-nos ao longo dos anos a extrapolar as suas intervenções separatistas muito além do jogo do futebol. Ser claramente, sem qualquer margem para dúvidas um clube, o fcp, o símbolo de uma região, a que ele chama Norte, contra o Sul e contra Lisboa. E assim consegiu cerrar fileiras e atrair pessoas da cidade do Porto para aquele clube capitalizando um sentimento, porventura legitimo de sentido de frustração e descoberta do potencial da sua cidade.Mas fez isto da maneira errada despertou um bairrismo bacoco, que agora vai muito para lá do simples jogo de futebol. É comum as pessoas da cidade do Porto e algumas da zona do grande Porto em deslocações ao Sul e a Lisboa «criarem atritos» mesmo sem o futebol. Ora isto parece-me a mim abriu portas a questiunculas NORTE-SUL que Portugal NUNCA teve, daí é natural que surjam individuos com atitudes incompreensiveis como as que referes de expulsar Portugueses não sei de onde, mas é sintomático do que esse pinto da costa criou.
O Norte não quer saber do clube dele. Talvez represente a cidade do Porto, agora o Norte, não.
Aqui em Lisboa a maioria dos adeptos portistas ou são pretos, ou são pessoas deslocadas dessa zona do país (estudantes/trabalhadores)ou pessoas deslocadas da sociedade sempre foram do contra, contra o Benfica contra a corrente, contra o sistema, contra as maiorias, enfim um grupo de risco que se enquadra muitas vezes nos bloquistas de esquerda. Os pretos serem do Benfica é resultado do Portugal do Minho a timor, já os pretos serem do fcp é resultado de serem contra o sistema, é sintomático da sua atitude subsirva. Mas é que é mesmo, não pretendo estar aqui a tentar criar metáforas, mas muitos pretos são do fcp porque são contra aquilo que o Benfica simmboliza e apareceu o fcp é o fcp que eles apoiam. Como muitos brazucas são do sporting.
No entanto já que te referes a cultura árabe pretendo estar atento como as pessoas do Porto e do Grande Porto vão lidar com essa comunidade de marroquinos e outros magrebinos que se estão a instalar por aí. Estou curioso.
Quanto aos alentejanos e o reavivar da cultura árabe, é resultado de alguém lhes andar constantemente a pregar a s influências árabes na civilização Ocidental, como aquela zona do país precisa também de algo cultural que aidentifique surgiu esta "herança árabe", estes pretendem distinguir-se pela cultura, ou os do Porto pelo futebol. Características comums são duas regiões à procura de se valorizarem e escolherem características que as diferenciem das outras.

 
At 4:19 da tarde, maio 28, 2005, Anonymous Anónimo said...

P.S.
Relativamente a alegadamente os Benfiquistas do Porto serem comunas os que eu conheço, de comunas não têm nada, simplesmente adoram o clube e não gostam desse bairrismo bacoco. Mas ao contrário do que se quer fazer parecer a cidade do Porto tem muito comuna e bloquista.

 
At 6:34 da tarde, maio 28, 2005, Blogger Suevo said...

A dita rivalidade Porto-Lisboa é muito mais antiga que a existencia do futebol ou do Pinto da Costa. Não creio que o Pinto da Costa seja minimamente responsavel por aquilo que o Zagas pensa :)

É normal que os adeptos do FCP em Lx sejam pessoas deslocadas do resto do país, o que já NÃO é normal é ser-se do Sport Lisboa sendo do norte, e mais concretamente sendo tripeiro. Já que queres levar a conversa para o futebol eu defendo que as pessoas devem apoiar os clubes das suas terras.

Quanto aos marroquinos e magrebinos repito que uma coisa é um marroquino defender a cultura arabe, algo que acho normalissimo, outra coisa bastante diferente é um portugues, seja ele do Alentejo ou do Minho andar a defender e idolatrar o seu passado árabe, existindo até alguns que lamentam terem sido "conquistados" pelas gentes do norte.

Em relação ao Porto, não creio que o futebol seja um aspecto cultural distintivo das restantes regiões europeias, em praticamente todas as regiões existem clubes de futebol mais ou menos representativos.Não é à toa que os clubes utilizam o nome da cidade ou da região nas suas insignias(exemplo: União da Madeira).

Repito que não considero normal um tripeiro adorar o Sport Lisboa, que existam tripeiros que não gostam do bairrismo que apelidas de bacoco é um facto, em todo o lado há sempre quem goste e quem não goste.Mas repito que são uma pequenissima minoria os que não gostam.

Quanto à cidade do Porto ter muito comuna e bloquista, infelizmente é verdade, mas não deixa de ser verdade que mesmo sendo muitos, são muito , mas muito menos que aí no sul. O partido comunista se dependesse do norte do país estava condenado.

Por ultimo em relação ao que te disse dos poucos benfiquistas que existem por cá deixo-te um excerto do JN de segunda-feira, se quizeres podes confirmar.

"Menos contentes com o cenário estavam os adeptos do Benfica. "É uma vergonha. Os benfiquistas do Porto não vão para Lisboa festejar. Esta praça é de todos", afirmava Maria Carvalho, exibindo uma bandeira com o nome "Maria comunista".!

 
At 6:56 da tarde, maio 28, 2005, Blogger Suevo said...

Já em relação ao Bloco de Escumalha, é realmente degradante o crescimento que eles tivera aqui no Porto, onde nunca tinham conseguido eleger um deputado.
Com essas tretas do serem a favor da droga e tal estão a convencer muitos jovens acefalos, lembrei-me logo duma pita com que fui almoçar aqui à uns tempos, o pai deu-lhe um apartamento na foz em frente à praia e tal, mas a pita é do Bloco porque aparentemente isso é "fashion". Foi com este tipo de eleitorado e com os drogados que eles cresceram, e esse fenomeno é realmente preocupante.

 
At 8:20 da tarde, maio 28, 2005, Anonymous Anónimo said...

Se anteriormente existia uma rivalidade era salutar, uma cidade a querer destacar-se da outra por via da cultura e do comércio e da iniciativa privada,não existia esta rivalidade “bélica” quanto mim, é isso que eu sustentei desde o inicio introduzida pelo pinto da costa e seus apaniguados, que a mediatização de tudo o que está relacionado com o futebol permite depois passar para outros campos da sociedade Portuguesa. Passou de uma rivalidade salutar, e a meu ver deve existir, para uma coisa que por vezes assume contornos doentios, a colocar Portugueses literalmente contra Portugueses, apenas porque essa rivalidade, eu reitero é salutar, passar de valorizar a sua cidade para atacar a outra, assumir-se como anti qualquer coisa porque isso vai permitir congregar gente que sente ultrapassada e vê ali num clube uma “Refúgio” para expressarem esse descontentamento.
Eu não quero levar a conversa para o futebol, apenas chamei este assunto porque em Portugal estas rivalidades Norte-Sul surgiram com um determinado clube e aí atingiram contornos doentios, apenas isso, morte aos mouros, Lisboa a arder, vamos conquistar aquela merda??!! Bater em Portugueses numa Avd de uma cidade Portuguesa e espumar raiva “ vão para a puta da vossa terra”!! o que é isto??!!Nacionalismo?! Penso que não. Para mim esse pinto da costa conseguiu foi trazer esse tipo de gente do Porto para as suas fileiras e lavar-lhes o cérebro para assim ter naquele clube uma maior base de apoio por parte das estruturas da cidade. Curiosamente após o 25 de Abril ele andava em grandes reuniões no majestic com outras forças vivas da cidade para ver se com a descolonização lhe poderia tocar alguma coisa, só ele saberá o realmente o quê. Mas não me espantaria muito que embarcasse em separatismos ao melhor estilo do jaime ramos, esse mesmo, o presidente do união da madeira, vice presidente do psd madeira e delfim do Alberto João jardim, que inflama a reentre politica da Madeira com as aspirações separatistas, aliás alguns madeirenseS são do fcporto porque se revêem nesse separatismo. Isto para o Nacionalismo Português é uma maravilha, para alargar a base de apoiantes tentar transformar um país coeso numa manta de retalhos, está-se mesmo a ver é o caminho a seguir é o clube a apoiar.

“existindo até alguns que lamentam terem sido "conquistados" pelas gentes do norte.” Essa é uma novidade absoluta para mim, nunca tal tinha ouvido, não faz doutrina em lado nenhum e não deverá ser considerado para nada.

Esse caso que referes da bloquista é paradigmátco, é a esquerda champanhe, burgueses que nunca foram povo a querer defender O Povo, falar em nome do Povo e dos oprimidos e das liberdades individuais, eles que sempre tiveram possibilidades para fazer tudo, como essas há muitas. Como há aqueles que foram a Cuba acharam exótico, acham piada e fashion o che guevara e lá estão eles a defender as liberdades no berloque. Infelizmente estão a conseguir com essa gente nas suas fileiras dar um ar de partido com grande abertura e com massa critica de pensamento, imagine-se.

 
At 9:59 da tarde, maio 28, 2005, Blogger Suevo said...

Não podes criticar os do norte por dizerem "morte aos mouros", porque os de Lisboa também dizem por exemplo "em cada tripeiro há um paneleiro" que é bem pior. Não sei como é que a meia duzia de lampiões do Porto(?) se sente no meio da sua familia benfiquista quando cantam isso, mas só revela a falta de identidade que possuem.

Quanto à novidade absoluta para ti, andas um pouco distraido, ainda hoje li no blogue do glaudius, e as palavras são dele:

"Pior foi algo que sucedeu numa vilória qualquer do sul de Portugal, há uns meses, quando a cambada da câmara municipal local, em conluio com os professores da zona, achou por bem fazer organizar um teatrinho para celebrar uma derrota dos Portugueses perante os Mouros, com
os putos envergando roupas da época e tudo...
Isso sim, é que é nojo puro."

Eu acho isto muito pior que as atitudes ou as declarações de um qualquer presidente de futebol anti-centralista, seja ele do Porto ou da Madeira. Eu já reparei que odeias o Pinto da Costa, não sou advogado dele mas nunca o ouvi a defender a independencia do norte.

 
At 11:22 da tarde, maio 28, 2005, Anonymous Anónimo said...

Eu não odeio o pinto da costa,isso que fique claro, mas pelo simples facto de eu o considerar separatista não tenho a menor consideração por ele, nem pelas suas aspirações a lider espiritual de uma hipotética nação do Norte ou do Porto, daí a odiá-lo, não.

Gosto é da minha Pátria e os meus comentários foram contra aquilo que eu penso ser totalmente contra natura em Portugal- esse separatismo e essas questiunculas Porto-sul de Portugal, é óbvio que não tenho rigorosamente nada contra as pessoas do Porto.

Não gosto de separatistas sejam do norte, do sul, ou das ilhas. Se amanhã surgir outro em Lisboa com o mesmo discurso, aí a minha oposição, vai ser exactamente a mesma, combater essa ameaça à coesão de Portugal.
Como é igualmente óbvio, enoja-me de sobremaneira o facto de estarem, quanto a mim como resultado da treta das influências árabes na civilização Ocidental,com as pretensas «manifestações culturais» ás quais te referes. Mas não existe nas mentalidades das pessoas do Alentejo ideais separatistas e antagonismo relativamente ao norte de Portugal.Mas isso não tem expressão, foi apenas quanto a mim uma corja de comunas pseudo- intelectuais, multiculturalistas, sem imaginação e talento, com uma gritante falta de ideias, e foi para o que lhes deu. Mas isso não faz doutrina em lado, e se porventura alguma vez fizer lá estarei para a denunciar.
Aproveito para te lembrar as encenações no castelo de Almorol e nas margens do Tejo da vida de Viriato.

 
At 1:24 da manhã, maio 29, 2005, Anonymous Anónimo said...

O Zagas vai ser o Fuhrer do IV Reich! (Palavras ditas por ele mesmo)

 
At 6:19 da manhã, junho 12, 2005, Anonymous Anónimo said...

O Zagas é um metaleiro com um ligeiro atraso mental que defende que no futuro deve haver planetas colonizados por brancos onde se faça misturas de portugueses com suecos para que os portugueses fiquem mais louros, não é? Na Idade Média havia sempre o parvo da aldeia. O Zagas é o parvo do Nacionalismo. Devemos protegê-lo porque ele é mítico. É tipo o emplastro da bola, só diz disparates e toda a gente se ri.

 
At 1:24 da tarde, junho 22, 2005, Anonymous Anónimo said...

Zagas:

Para quando um blog teu? Zagas ao poder! Podem-se rir À vontade, mas ele tem razão.

 

Enviar um comentário

<< Home