sábado, junho 03, 2006

"Nacionalistas" de esquerdas


Neste vídeo podem ver os comunistas a cantar o hino galego, que curiosamente foi escrito por um poeta claramente racialista (Pondal), para cumulo isto ocorre precisamente num local que foi arrasado pelos líder mouro do sul da Península quando este conseguiu atravessar o Douro em 997.

Também é ridículo vermos os panos com a estrelinha vermelha do BNG a desfraldar ao vento com as cruzes católicas por trás, realmente escolheram um sítio estranho para celebrar a “festa do Avante” galega.

É ve-los e ouvi-los a gritar a plenos pulmões

"desperta do teu sono
fogar de Breogán
(...)
Naçom de Breogán
(...)

ao intrépido sonido
das armas de Breogán.
(...)
fillos dos nobres celtas,
fortes e peregrinos
luitade pl' os destinos
dos eidos de Breogán.”

Sabendo que Breogán é um mítico líder celta galaico, esta letra é totalmente desapropriada para esquerdistas. Seria preferivel que cantassem a "Internacional".


A única coisa positiva deste vídeo é o som ao vivo das gaitas de foles, portanto é preferível ver o vídeo apenas a partir dos 2:10, até lá não se vê uma única bandeira da Galiza, apenas estrelinhas vermelhas, no mínimo deveriam mudar o nome do partido para “bloco regionalista galego”.

Como podem estes vermelhos pensar que irão algum dia vencer eleições na Galiza? Eu acho que nem eles acreditam nisso… ainda por cima numa terra assaz conservadora, decididamente, com “nacionalistas” destes Madrid pode estar mais do que descansada.

A estrela vermelha é um daqueles simbolos que consegue sujar qualquer pano!
Um pano com a estrela vermelha nem para tapete serve!