quarta-feira, abril 19, 2006

Legalização facilitada para cabo-verdianos

No final de uma visita de três dias a Cabo Verde, marcada pela constituição de uma comissão conjunta para debater os problemas da comunidade cabo-verdiana em Portugal, Freitas do Amaral deixou esta "boa notícia", confirmada em conversa telefónica com o primeiro ministro português, José Sócrates.

Freitas explicou que a regularização da situação dos imigrantes ilegais, mas com uma situação laboral e social estável vai avançar "já" e antes de quaisquer resultados obtidos a partir da discussão no quadro da comissão mista.

Freitas do Amaral destacou as "qualidades" da comunidade cabo-verdiana em Portugal, sublinhando que esta é vista na sociedade portuguesa com "enorme simpatia".

"A comunidade cabo-verdiana é vista com enorme simpatia e respeito pelas suas qualidades de seriedade, trabalho e simpatia humana", disse Freitas, adiantando que, por isso, "é com muito gosto que o governo português aceita a proposta do governo de Cabo Verde em estudar todos os problemas concretos que surjam".


http://jn.sapo.pt/2006/04/19/ultimas/Facilitada_a_legaliza_o_para_.html

E atenção que isto é apenas a ponta do Iceberg, o verdadeiro objectivo da diplomacia portuguesa é a integração de Cabo Verde na União Europeia.