terça-feira, abril 19, 2005

Coligação Nacionalista vence as eleições!

Ao plano Ibarretxe não lhe chega proclamar a identidade do Povo Basco igual à de outros povos europeus - o que é pacífico - para acrescentar "o direito a decidir o seu futuro em conformidade com o direito com a autodeterminação".
Apesar da vitoria José Juan Ibarretxe, candidato do Partido Nacionalista Basco (PNV) ao cargo de lehendakari (presidente) do Governo basco, não conseguiu, ontem, a maioria absoluta.
Os nacionalistas Bascos alcançaram a vitoria, apesar da oposição do partido independentista Batasuna (ilegalizado) que apelou ao voto no Partido Comunista das Terras Bascas.
Como não alcançou a maioria Ibarretxe poderá ter que coligar-se novamente com comunistas para garantir a maioria no parlamento Basco.

Fonte: JN,etc

3 Comments:

At 5:48 da tarde, abril 23, 2005, Anonymous Anónimo said...

E esse «nacionalista» Ibarretxe atribuirá a nacionalidade basca com base no sangue? Travará a imigração e repatriará os clandestinos? Ou só está interessado em dessagregar a Espanha?

NC

 
At 11:09 da tarde, abril 23, 2005, Blogger Suevo said...

Caro Ns

Sinceramente não te sei responder, ou seja não sei se atribuirão a nacionalidade basca com base no sangue. Aquilo que te posso dizer é que se eles pretendem defender a cultura e tradições Bascas não será certamente com invasões africanas/muçulmanas que irão manter a cultura Basca.

Mas mesmo supondo que o Ibarretxe defendesse o multiracialismo, coisa que sinceramente duvido, ao menos não defende o multiculturalismo como defende o Estado Espanhol do Zapatero.
E vou ainda mais longe, mesmo que o Ibarretxe seja exactamente igual ao Zapatero continuo a preferir o Ibarretxe, pela simples razão que para Portugal é preferivel estar rodeado por cinco paises aproximadamente da nossa dimensão do que por um unico país muito mais poderoso que nós em todas as vertentes.

Não vejo portanto uma unica razão para que os nacionalistas portugueses não apoiem os povos Bascos, Galego, Catalão,etc na sua luta contra o imperialismo Castelhano.

Mesmo que seja só para desagregar a Espanha já é positivo para nós!

 
At 8:06 da tarde, abril 26, 2005, Anonymous Anónimo said...

Não me digas que estás com medo que os espanhóis nos invadam :P

NC

 

Enviar um comentário

<< Home