domingo, junho 11, 2006

Portugalidade em alta

Vania Oliveira (claramente descendente de africanos) interpreta a canção oficial da selecção portuguesa de futebol, escolhida pela RTP.

Podem ouvir a Vania a cantar:

“Sei quem sou, donde vim, não neguei as raízes…”


A própria canção chama-se “Portugal, sei quem sou”

Portugal é uma nação multi-etnica à séculos, na minha opinião pessoal, Portugal deixou de ser um país exclusivamente europeu quando conquistou Lisboa permitindo em seguida que os milhares de mouros que por lá habitavam passassem a ser portugueses. Actualmente as centenas de milhares de africanos que moram em Lisboa também já são (ou estão em vias de se tornarem) todos portugueses.

Nesse sentido, podemos dizer que os valores da Portugalidade continuam bem vivos, Cruz Rodrigues deve estar satisfeito!

Ainda ontem, durante as comemorações do dia de Portugal, Paulo Teixeira Pinto, presidente do BCP fez questão de discursar pela portugalidade, contra o racismo e a xenofobia. "A portugalidade só se realiza com os outros e nunca contra ninguém".

Paulo Teixeira Pinto é inteligente, sabe do que fala, como tal tem consciência que existe um perigo para a Portugalidade, e esse perigo vem precisamente dos chamados “racistas”, apesar da maioria dos “racistas” não ter consciência que luta contra a Portugalidade, a realidade é que os “racistas” são os inimigos que a Portugalidade mais teme.