sexta-feira, março 31, 2006

Ronaldo, o humorista


Quando questionado acerca do racismo no futebol europeu, este humorista nato respondeu:

"Eu sou branco"

Mau ambiente na noite portuense

Certamente todos souberam dum homicídio ocorrido na semana passada na marginal do Rio Douro, ora o que não foi referido pela comunicação social foi a nacionalidade e muito menos a raça dos intervenientes. Um era Angolano, e o outro é português, quer um quer outro são negróides já que os antepassados deste português são cabo-verdianos.

O assassino vem agora queixar-se que anda a receber ameaças da comunidade angolana, já que a vítima do disparo era natural de Angola. Na base desta preocupação estão circunstâncias ligadas às diferentes nacionalidades dos envolvidos.

O assassino, descendente de Cabo-verdianos diz o seguinte:

"Eu sou português, fui educado e inseri-me na sociedade com os valores portugueses. Não sou nenhum assassino.”

http://jn.sapo.pt/2006/03/31/policia_e_tribunais/homicida_seguranca_receio_represalia.html

Duncan Ferguson

A propósito do combate ao racismo promovido pela FIFA, o JN relembrou o comportamento do escocês Duncan Ferguson em relação a Boa-Morte, já que, entre outros mimos, o escocês do Everton chamou "preto de merda" ao português do Fulham.



http://jn.sapo.pt/2006/03/31/primeiro_plano/Futebol_pune_racismo_com_descida.html


segunda-feira, março 27, 2006

Deuses da Gallaecia - TAMEOBRIGVS

Ara consagrada a uma divindade , proveniente de Várzea do Douro, concelho do Marco de Canaveses, encontrada próximo da confluência do Rio Tâmega com o Rio Douro. Possivelmente um deus ou Génio, de carácter fluvial, TAMEOBRIGVS.

Creditos : S. Martins Sarmento

terça-feira, março 21, 2006

Imigrantes detidos no Jardim Zoológico

Os imigrantes até estavam no sítio mais apropriado para eles, ou seja, estavam no Jardim Zoológico.

http://jn.sapo.pt/2006/03/20/ultimas/PSP_e_SEF_det_m_20_imigrantes_n.html

sexta-feira, março 10, 2006

Polícia sueca com turbantes

A polícia sueca anunciou, ontem, uma alteração das restrições aos uniformes que vai permitir aos agentes usarem turbantes, lenços na cabeça e 'kippas' judaicas quando estão de serviço. A nova política tem por objectivo atrair mais elementos das minorias étnicas para a polícia, que tem sido criticada por falta de diversidade nas suas fileiras.
"Não autorizar a polícia a usar turbantes ou lenços na cabeça significa afastar da profissão um número importante de pessoas", disse Katri Linna, provedor governamental contra a discriminação étnica.
"Um polícia com um símbolo religioso na cabeça também desempenha uma importante função social", acrescentou.

Fonte : http://jn.sapo.pt/2006/03/10/sociedade/policias_turbantes.html


quarta-feira, março 08, 2006

Gaitas da Gallaecia , uma banda do Porto


A banda de gaitas da Gallaecia, faz parte da Associação Leila Doura. O seu repertório baseia-se essencialmente na música tradicional/popular.
A banda também promove acções de carácter cultural, nomeadamente o ensino, execução e prática da Gaita de Foles

Elementos

Gaitas: Calheiros, Paulo Marcelo, Filipa Santos, Rangel e José Luís.
Caixa: Ricardo de Noronha.
Bombo: Balazeiro.

http://leliadoura.no.sapo.pt/

domingo, março 05, 2006

Preferência europeia

O JN publicou hoje uma reportagem onde eram divulgados os números da imigração no distrito de Braga.

Imigrantes de Leste = 4601, dos quais 3248 são cidadãos ucranianos
Brasileiros = 1530
Países africanos = 925
Outros países europeus = 325
Ásia = 195


Não sei se estes números estão correctos, ainda para mais estes números indicam apenas o número de imigrantes legais, no entanto confesso-vos que me agrada esta tendência, e não me importava de trocar estes 925 africanos por 925 europeus. Ao analisarmos estes números não nos podemos esquecer dos pretogueses que não foram incluidos, ou seja, dos mestiços que são considerados portugueses e que por isso não são contabilizados. Claro que qualquer Ucraniano está mais próximo do meu povo do que estão estes pretogueses, para mim a língua que falam e a nacionalidade que está escrita no BI pouco ou nada contam.

Sou racialista, não sou xenófobo.

O nosso símbolo

Esta fotografia foi tirada por mim em Briteiros (Guimarães), e nela é visível é um triskel.

O Triskel é o verdadeiro símbolo do povo e da raça do noroeste peninsular, e podemos encontra-lo não só em Guimarães mas também noutros castros espalhados por toda a Gallaecia, englobados numa cultura que é actualmente denominada de “castreja”.

O local onde fotografei este Triskel (Guimarães) foi habitado durante milhares de anos pelos nossos antepassados, como o comprovam os achados de instrumentos e de símbolos do neolítico.


O símbolo da raça do norte de Portugal (e da Galiza)

Cavaco posiciona-se contra a regionalização

Cavaco Silva concedeu uma entrevista hilariante a um diário de Madrid, nessa entrevista publicada hoje Cavaco chega ao ponto de gabar-se do centralismo português, como se fosse positivo o facto de Portugal ter apenas uma única “região” acima da média Europeia (obviamente a “região” que está acima da média é a “cidade estado” e área envolvente) estando todas as outras “regiões” que nem sequer são reconhecidas como tal muito abaixo da média. Claro que em Espanha as regiões mais ricas até são a Catalunha e o Pais Basco, mas esse facto para Cavaco deve ser bastante negativo…

Vou confessar-vos que foi precisamente por isto que NÃO votei em Cavaco Silva, porque já sabia muito bem que este Cavaco é dos maiores defensores da continuação do modelo da cidade estado que vigora desde 1385, e que apenas foi interrompido entre 1580 e 1640. O povo do Norte continua anestesiado, depois de num dos momentos mais negros da nossa história terem rejeitado a regionalização, agora votaram em massa neste Cavaco, sim porque foram precisamente os votos do norte que deram a Cavaco a maioria absoluta.

sexta-feira, março 03, 2006

Linhagens masculinas


Como podem observar nesta imagem, a proximidade étnica entre o norte de Portugal e a Galiza é indesmentível, o que é perfeitamente normal dada a separação relativamente recente que este povo sofreu entre dois estados. Analisando a Galiza, Norte,Centro e Sul de Portugal, o gradiente norte/sul é claríssimo, nomeadamente em relação aos haplogrupos de origem “norte-africana”.

Por exemplo o haplogrupo H9 que é maioritário em muitos povos Europeus atinge o seu máximo no Norte de Portugal 62%, seguido da Galiza 60%, e no sul de Portugal não consegue atinguir os 50%, ficando-se pelos 43%

Quanto às linhagens norte-africanas, o seu valor é de 9% na Galiza, 11% no Norte de Portugal e de 24% no sul de Portugal. Não confundam estas linhagens “norte-africanas” com linhagens negróides, porque obviamente não são a mesma coisa.

Olhando para esta imagem torna-se evidente para todos (mesmo para os mais cépticos) que racialmente as regiões que estão mais próximas entre si são precisamente o norte de Portugal e a Galiza.
Para a realização deste trabalho foram analisados 51 indivíduos da Galiza, 157 do Porto, 54 de Braga, 60 de Viana do Castelo, 45 de Bragança e 39 de Vila Real, portanto só do norte de Portugal e da Galiza foram analisados 409 indivíduos.


Fonte: retirado dum trabalho de António Amorim ,especialista em genética e responsavel pelo IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto)