sexta-feira, março 03, 2006

Linhagens masculinas


Como podem observar nesta imagem, a proximidade étnica entre o norte de Portugal e a Galiza é indesmentível, o que é perfeitamente normal dada a separação relativamente recente que este povo sofreu entre dois estados. Analisando a Galiza, Norte,Centro e Sul de Portugal, o gradiente norte/sul é claríssimo, nomeadamente em relação aos haplogrupos de origem “norte-africana”.

Por exemplo o haplogrupo H9 que é maioritário em muitos povos Europeus atinge o seu máximo no Norte de Portugal 62%, seguido da Galiza 60%, e no sul de Portugal não consegue atinguir os 50%, ficando-se pelos 43%

Quanto às linhagens norte-africanas, o seu valor é de 9% na Galiza, 11% no Norte de Portugal e de 24% no sul de Portugal. Não confundam estas linhagens “norte-africanas” com linhagens negróides, porque obviamente não são a mesma coisa.

Olhando para esta imagem torna-se evidente para todos (mesmo para os mais cépticos) que racialmente as regiões que estão mais próximas entre si são precisamente o norte de Portugal e a Galiza.
Para a realização deste trabalho foram analisados 51 indivíduos da Galiza, 157 do Porto, 54 de Braga, 60 de Viana do Castelo, 45 de Bragança e 39 de Vila Real, portanto só do norte de Portugal e da Galiza foram analisados 409 indivíduos.


Fonte: retirado dum trabalho de António Amorim ,especialista em genética e responsavel pelo IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto)