terça-feira, fevereiro 21, 2006

Arte galaica em Barcelos

Nesta imagem é perfeitamente visível uma suástica. Esta ancestral obra de arte está localizada no Monte da Saia, em Barcelos. Já agora,observem também a descrição do monumento feita no século XIX por Martins Sarmento, convém relembrar que Sarmento escreveu isto no muito antes de surgir o nacional-socialismo e classificou a suástica de “gravura mais original” entre as encontradas nesta lage.


Estas duas imagens foram retiradas da Revista de Guimarães n.º 61 e são da autoria de Mario Cardozo

O monte da Saia nunca foi objecto de escavações arqueológicas sistemáticas, sendo conhecido, sobretudo, a partir de achados ocorridos, ou no seu interior, ou nas suas imediações. Possui pelo menos três linhas de muralhas e na sua superfície recolheram-se abundantes fragmentos de cerâmica micácea , de fabrico galaico e de cerâmica romana. A "Lage dos Sinais" onde está incluida esta suastica remonta a um periodo anterior à idade do ferro, estas gravuras galaicas têm por isso mais de 4000 anos.
No monte da Saia foi ainda identificado um monumento com forno, do mesmo género dos descobertos em Briteiros e em Santa Maria dos Galegos, este último, também no concelho de Barcelos.