segunda-feira, janeiro 17, 2005

Igreja congratula-se com a atribuição do subsídio de desemprego aos imigrantes.

O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, admitiu, ontem, em Fátima, que alguma da legislação portuguesa está desajustada à realidade da imigração.
O responsável da Cáritas falava no encerramento do "V Encontro Nacional de Apoio Social ao Imigrante", que este ano abordou a temática da "Imigração com Abrigo".
Eugénio Fonseca falou ainda da lei do realojamento e da habitação social "Sabemos que subjacente a essa legislação estão determinados preconceitos, que até nem têm fundamento", frisou Eugénio Fonseca. O responsável da Cáritas sustentou, por último, que as leis em vigor "têm trazido algum pendor que leva a sociedade a olhar com desconfiança para o fenómeno migratório".
Por seu turno, o responsável da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), padre Rui Pedro, apelou ao "uso e abuso" da Provedoria de Justiça para solucionar os problemas dos imigrantes. Perante uma plateia constituída por responsáveis de organizações diocesanas que trabalham com imigrantes, de centros locais de apoio a estes cidadãos e de outras entidades, o sacerdote Rui Pedro lembrou que, através do Provedor de Justiça, conseguiu-se que esta população pudesse receber o subsídio de desemprego. Sobre esta matéria, explicou tratar-se de uma "injustiça" que "demorou a ser reparada".
"Sempre que houver casos gritantes podemos enviar um fax com a queixa", referiu o presidente da OCPM.
Corroborando a posição do presidente da Cáritas, referiu-se aos problemas que os imigrantes têm em arrendar uma casa, sobretudo com a recusa, por parte dos senhorios, em estabelecerem contratos de arrendamento, situações que segundo este padre conduzem a casos de exploração e discriminação.

5 Comments:

At 4:19 da tarde, janeiro 17, 2005, Blogger Caturo said...

Não admira que assim seja. A própria doutrina cristã é altamente susceptível de ser interpretada de um modo internacionalista e anti-racial. É preciso que pelo menos os nacionalistas mais conscientes pensem nisso.

A isso, soma-se o interesse da Igreja em ter mais crentes, pois que as populações africanas são mais facilmente arrebanháveis por igrejas cristãs do que os Europeus. No entanto, muitas das autoridades cristãs não percebem que podem muito bem ser levados à sepultura precisamente pelos imigrantes que sejam ou venham a ser convertidos ao Islão.

 
At 2:36 da tarde, janeiro 18, 2005, Blogger Caturo said...

Saudações, Pedro Guedes,

Não é por não conseguirem adeptos que se pode dizer que não os procuram...

Braço ao Alto

 
At 4:02 da tarde, janeiro 18, 2005, Blogger Suevo said...

Caro Pedro Guedes
Entendo a tua critica, mas a interpretação que faço das palavras deste padre é essa, a tua pode ser diferente, porque se ele diz que essa injustiça foi reparada é porque claramente congratula-se com essa reparação caso contrario estaria a defender aquilo que considera uma injustiça.
Este e outros padres fazem este tipo de discursos, e é esta a face que a igreja tem mostrado perante a sociedade, no entanto não terei problema algum em colocar aqui noticias a dizer bem da Igreja caso os padres se mostrem contra a invasão da europa por exemplo.
Eu gostava de considerar a igreja como uma aliada, mas ...

 
At 4:48 da manhã, janeiro 19, 2005, Anonymous Anónimo said...

A igreja Catolica n é representativa da Europa, a Igreja Catolica tem tantas raizes na europa como o Politaismo, etc!

A igreja andou de mão dada com o poder central desde sempre pois é a melhor forma de controlar os povos.. axo q é consensual dizer isto.. então lá pq D.Henrique se quis apoderar do guito dos Impostos a Inglatera e mais tarde a Europa passou a ser não-seguidora do vaticano...

Em Portugal pasou-se o mesmo, as pessoas nunca tiveram escolha religiosa, numa altura foram obrigados a ser Catolicos, noutra Muculmanos, noutra Catolicos outra x... hoje em dia já á liberdade de escolha! È verdade q parte Igreja Catolica n quer cá mais ninguem, quer-se agarrar ao poder... essa parte é hipocrita em relação aos ensinamentos Biblicos, Onde é q está na Biblia q as raças são superiores ou inferiores?
È triste ver pessoas doentes q usam terceiros para defender as suas ideias conservadoras, feudalistas! Sem inovação do pensamento e tolerancia o mundo continuava preso a sermos homens não-sociais, a viver em grutas a caçar ovelhas e a ser caçados por Lobos!

 
At 8:57 da tarde, janeiro 19, 2005, Anonymous Anónimo said...

A igreja de Espanha já abriu os olhos, aceita o preservativo, chamem-lhes esquerdistas, ou humanistas... pelo menos já não fazem a inquisição q os Direitistas adorariam voltar a ter!

Parde Rosvaldo

 

Enviar um comentário

<< Home