quinta-feira, março 10, 2005

Inacreditável! Os culpados pelo excesso de estrangeiros nas cadeias são... os juízes!

O sistema judicial português é preconceituoso e discricionário. Esta é uma das principais conclusões de um estudo apresentado ontem sobre a criminalidade de estrangeiros em Portugal.
Os sociólogos Hugo Seabra e Tiago Santos - os autores do estudo - analisaram os dados estatísticos existentes e constataram que, ao contrário do que a maioria dos cidadãos pensa, os estrangeiros não cometem mais crimes que os portugueses. No entanto, são menos vezes absolvidos e, quase sempre, condenados a penas mais pesadas.O tráfico de droga é um dos exemplos mais flagrantes desse comportamento discricionário.Preconceito dos juízes, mas também, segundo este estudo encomendado pelo Observatório da Imigração, a possibilidade, prevista na lei, de prender preventivamente qualquer estrangeiro que se encontre indocumentado. Esta mão pesada poderá também ter a ver com o facto da maioria dos defensores oficiosos se limitarem a proferir a célebre frase "peço justiça". A dura moldura penal prevista para o tráfico de estupefacientes será outra das razões.No debate que se seguiu, Pinto de Albuquerque, ex-juiz, desvalorizou duas destas explicações. Segundo disse, é raro um magistrado mandar para a prisão um cidadão estrangeiro só porque não tem documentos. Por outro lado, os arguidos acusados por tráfico de droga têm, normalmente, um advogado próprio. Resta o preconceito dos juízes e a pena pesada aplicada ao tráfico de droga. Questionado sobre se presenciou comportamentos preconceituosos, Pinto de Albuquerque respondeu negativamente. "Pelo contrário, sempre assisti a um esforço de abstracção, mas os números são o que são", disse, defendendo que este "estudo inovador" deveria servir de ponto de partida para uma reflexão idêntica à realizada nos Estados Unidos da América, nos anos 60, quando estudos semelhantes chegaram a resultados idênticos. Tendo em conta a gravidade dos factos e os antecedentes criminais dos arguidos definiram-se balizas à pena a aplicar pelos juízes, limitando-se, assim, a arbitrariedade.

Fonte: JN

Estes sociólogos devem ser loucos. A explicação que apresentam para existirem tantos estrangeiros na cadeia é a DISCRIMINAÇÃO!!!!
Coitadinhos dos imigrantes, afinal eles só traficam droga (segundo diz o artigo) e o problema está nas duras penas para o tráfico de droga (mais um argumento absurdo).
E se fizéssemos como alguns países que condenam quem transporta droga na barriga à pena de morte? Pelo menos já não tínhamos que sustentar por 20 anos cidadão doutros países, e talvez não existissem tantos “artistas” sul-americanos a tentar a “sorte”!

Tanta é a estupidez, a incompetência, a nítida má fé no tratamento de dados estatísticos que estes dois sociólogos (?) revelam que nem vou dizer mais nada, senão seria obrigado a ser bastante malcriado, e não pretendo descer o nível deste blog.

2 Comments:

At 5:47 da tarde, março 11, 2005, Anonymous Anónimo said...

Inacreditável será quando os antropólogos, sociólogos,esquerdalhos e jornalistas deixarem de branquear as situações que nós, meros mortais, constatamos quotidianamente.

 
At 2:12 da tarde, março 21, 2005, Anonymous Anónimo said...

Baixar o nível? Impossível!
Ou então só mesmo quando forem a enterrar.
Livra!

 

Enviar um comentário

<< Home