Galécia novamente apunhalada
Segundo o JN, o TGV a ligar Porto-Vigo vai deixar de ser uma prioridade no traçado da rede de alta velocidade que o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, deverá apresentar na primeira quinzena de Novembro, depois de o país ter assumido perante os Castelhanos que esse seria o primeiro eixo a avançar.
Esta decisão surge num momento particularmente negro para o Norte - a região com a mais elevada taxa de desemprego, com o nível de vida mais baixo do país e onde o Governo mais vai cortar nas verbas do PIDDAC (programa de investimentos da administração central) para 2006. Aparentemente, nada faria supor que esse fosse o desfecho para a ferrovia, uma vez que, ainda em Julho, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, colocava este traçado no lote dos prioritários, junto dos de Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid os dois únicos que o Governo se propõe agora avançar.
Já está na altura dos Galaicos começarem a acordar!
A bandeira que acompanha este post é do Galliciense Regnum , que ficou conhecido como reino Suevo e que tinha a sua capital em Braga!