sexta-feira, julho 21, 2006

Celorico de Basto no último lugar

Recentemente foi publicado mais um dos indicadores sobre o grau da riqueza nas regiões da União Europeia a 15, ou seja dos países de antes do alargamento a Leste, com um resultado que não surpreendeu ninguém, o Norte de Portugal foi pela primeira vez a região mais pobre da UE-15.

A situação é ainda mais grave se tivermos em linha de conta que nestes valores do norte está incluído o Porto, o que lhe estraga (sobe) completamente a media, não será exagero dizer que se mesmo com o Porto o norte é a região mais pobre da UE-15, então sem o Porto o norte é uma região terceiro-mundista , por muito que tentem camuflar esta realidade.

Tive o cuidado de analisar outros indicadores económicos para além do PIB per capita, neste post irei comentar os resultados publicados pelo INE acerca do poder de compra concelhio.

A média nacional representa o valor 100, o poder de compra do concelho de Lisboa é de 277, 93 ou seja é praticamente o triplo da média nacional.

No extremo oposto, ou seja, o concelho com menor poder de compra é Celorico de Basto, com um valor de 41,77 e mesmo ali ao lado Ribeira de Pena obtêm uns “fantásticos” 43,78, já agora vou referir também o valor de Barcelos que apesar de ser um concelho algo industrializado obtêm um valor muito baixo 58,99

Este resultado já era esperado, afina de contas esta sub-região do Tâmega, onde está incluída Celorico de Basto é por larga margem a mais pobre de Portugal.

O poder de compra de um lisboeta é quase SETE vezes maior que o de um habitante de Celorico de Basto.

No caso de Celorico de Basto até podem agradecer pessoalmente ao Martelo Rebelo de Sousa, que é dessa região, e que é também um dos principais responsáveis pela continuação do modelo actual que vê a região de Lisboa aumentar cada vez mais o seu índice.

Em 2002 quando foram revelados estes valores, o presidente da câmara de Celorico de Basto anunciou que ia processar o INE, será que este ano o presidente da Câmara vai ameaçar novamente o INE ?

Será que a culpa da região de Lisboa abarcar sozinha 39% do poder de compra nacional é do INE?

Será que o INE tem alguma responsabilidade no facto de Celorico de Basto revalidar todos os anos o “título” de concelho com menor poder de compra?