sábado, setembro 09, 2006

Feira Medieval de Santarém

No passado fim-de-semana realizou-se um festival em Santarém, para além duma exposição intitulada "Santarém e o Magreb - Encontro Secular"

Segundo o jornal o Mirante:

A história de Santarém tem forte influência do Magreb e há anos que se tentava realizar algo que o assinalasse. “Foram quatro séculos em que tivemos sob influência árabe, que depois permaneceu, porque após a conquista de Santarém por D. Afonso Henriques, os mouros foram para a mouraria e ficaram cá a viver”, recorda Nuno Domingos.”

Não posso falar da feira em si, muito menos da exposição porque não as visitei, parece que agora está moda realizarem-se feiras medievais, algumas com um rigor historico duvidoso.

De facto o conflito entre Moçarabes e Mouros propriamente ditos em Shantarin praticamente nunca existiu, os conflitos mais relevantes ocorreram com o invasor portucalense. Também é verdade que não podemos confundir as conquistas de territorios aos mouros com a sua expulsão.

Não vou aqui comentar a vida dessas cidades do Al-Andaluz, e talvez tenha sido essa a intenção da feira medieval, aqui farei apenas um breve resumo histórico da presença e da primeira tentativa de dominio Portucalense naqueles territorios hostis.

Na realidade, ainda antes de Afonso Henriques nascer, Santarém foi controlada pelos Portucalenses em 1093, mas aí os portucalenses assumiram o controlo de Santarém porque se aproveitaram duma luta interna entre a Taifa de Badajoz e os Almoravidas.

Em teoria Lisboa também esteve sob controle Portucalense em 1093, no entanto obviamente foi mais fácil para os Almoravidas “conquistar” Lisboa do que beber um copo de agua, era literalmente impossível a Raimundo e aos Portucalenses controlar uma cidade com tantos mouros como Lisboa, mesmo mais tarde isso só foi possível com o apoio dos cruzados.

Em 1094 Gelmirez era o Chanceler do Conde de Portucale e acompanhou-o pessoalmente numa expedição militar até perto de Lisboa, e só por muito pouco se salvaram da morte devido à pesadíssima derrota que sofreram contra os mouros da região de Lisboa.

Tal derrota sofrida por Raimundo trouxe em 1095 o rei de Leão, Afonso VI à fronteira meridional do Condado Portucalense e concedeu foral a Santarém para encorajar os cavaleiros portucalenses a defenderem a cidade, porque Afonso VI tinha perfeita consciência que Santarém estava demasiado exposta aos ataques dos Almoravidas de Lisboa.

Para além disso o rei de Leão nomeou Soeiro Mendes da Maia para governador militar da fronteira, e Soeiro Mendes da Maia era na altura o mais poderoso dos senhores portucalenses, e o certo é que de forma surpreendente esses portucalenses conseguiram aguentar Santarém durante algum tempo, apesar da distância que separava Santarém de Portucale e da proximidade de Santarém com Lisboa.

Essa resistência portucalense num território já tão distante acabou em 25 de Maio de 1111 quando o exército comandado por Ben Abu Bakr ao serviço do Emir de Marrocos reconquistou a cidade de Santarém para os mouros.