segunda-feira, julho 11, 2005

O que consta na lei

A lei determina que o TC verifique, de cinco em cinco anos, o número de militantes. Os partidos que não tenham esses filiados serão extintos e os seus bens entregues ao Estado.
Essa obrigatoriedade foi introduzida na alteração à lei dos partidos, de 2003, que elevou de cinco mil para 7500 o número de assinaturas necessárias para a criação de um partido.
O Palácio Ratton não tem verificado, porém, essa exigência. "Na prática, é de difícil execução. Como é que uma entidade como o Tribunal Constitucional ou o Ministério Público consegue saber se existem cinco mil militantes?", explica Bueno de Matos, porta-voz do TC.

O TC tem, assim, centrado as suas atenções na actividade dos partidos, o que já levou à extinção de dez partidos, por não apresentarem contas ou não concorrerem a eleições. Foram os casos da Frente Socialista Popular (FSP), do Partido da Democracia Cristã (PDC) e da Força de Unidade Popular, a FUP de Otelo Saraiva de Carvalho. A outros pediu-se a auto-extinção. O Partido Socialista Revolucionário (PSR), por exemplo, decidiu transformar-se em associação política.

Fonte: JN

Mas de todos os artigos que constam da lei o mais caricato é aquele que pode determinar a extinção do partido por causa da sua ideologia, é a chamada "democracia selectiva"!:

O Tribunal Constitucional pode extinguir partidos de "tipo militar" ou de "ideologia fascista" ou racista.

A extinção de um partido está fixada no Artigo 18º da lei orgânica de Agosto de 2003

2 Comments:

At 12:52 da manhã, julho 12, 2005, Anonymous Anónimo said...

Talvez seja bom pa evitar k haja certos partidos como o PNR.
Deus vê tudo lá de cima e se não gosta mais tarde ou mais cedo escreve justiça por linhas tortas.
Isto é um sinal de que Deus não quer o PNR.
Porque tanto ódio? Não precisamos do PNR para impor a paz
Vocês gostam de Jesus, eu sei que alguns gostam (outros estão contaminados por Satanás), e vocês que gostam de Jesus, filho de Deus, digam-me iriam gostar menos dele se ele fosse mulato ou preto?
Iriam ligar-se a Satanas, ao mal por ele ser preto?
Pois, pois. Enfim somos todos filhos aos olhos de Deus, apenas uns mais claros e outros mais escuros, Deus também tem direito a cagar de vez em quando! E não é por isso que a merda deixa de ser menos que os outros. Portanto respeitai o próximo e teremos um mundo melhor.

 
At 3:38 da tarde, julho 12, 2005, Anonymous Anónimo said...

Ó rui jejus não jeras tú um filho d satanás, pois pareces mais um comuna do berloque de esterco disfarçado.Aconselho-te a visitar o site de "church of creator".

GUNTHER88

 

Enviar um comentário

<< Home