quinta-feira, dezembro 15, 2005

Desemprego no norte

Nos últimos cinco anos, o número de desempregados no distrito do Porto duplicou.

De acordo com os dados divulgados no JN, Santo Tirso é o concelho onde o problema atinge maior dimensão, com a taxa de desemprego a chegar aos 20,26%. O cenário estende-se, contudo, aos restantes municípios. No Porto, centro da região, o desemprego atinge os 14,06%.

A situação da região Norte é agravada pelo facto dos salários médios, de acordo com o levantamento efectuado pelo sindicato, serem mais baixos do que a média nacional.

A média salarial nacional é de 685 euros, mas em Baião é de 456 euros, e em Lousada é de apenas 447 euros.

O Norte tem que agradecer aos governos instalados na capital que não defendem os nossos interesses, como se viu na questão dos têxteis chineses, onde já se sabia que esta seria a zona mais afectada e NADA foi feito para defender os interesses da região. A única coisa que fizeram foi cortar mais no investimento aqui que no resto do país. Mas a culpa também é do povo do norte, que permite que estas situações ocorram, ao acreditar como acreditou nas promessas ocas de descentralização dum tal de MarTelo Rebelo de Sousa aquando dum celebre referendo à uns anos atrás.

Quem defende os nossos interesses? A resposta é ... ninguém!