quarta-feira, dezembro 14, 2005

Porta de entrada especial para afro-brasileiros da CPLP foi inaugurada hoje

Segundo a agencia Lusa, José Sócrates inaugurou, esta quarta-feira, um corredor com balcões específicos para atender cidadãos naturais dos Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) no aeroporto da Portela, em Lisboa.

"Agora temos uma porta CPLP. Isso honra Portugal (...)"

"Esta medida é "um gesto da maior importância e um passo em concreto para facilitar a circulação de pessoas e para dar um sinal de amizade (...)" , disse o primeiro-ministro.

O Indiano Antonio Costa foi mesmo mais longe e disse: " O Governo está a rever a lei da imigração para tornar mais seguro o acesso e a residência em Portugal" , e apelou aos cidadãos da CPLP para entrarem legalmente em Portugal.

Como se isto não bastasse, o Governo lançou também Folhetos de Boas-Vindas, com informação acerca dos documentos necessários para entrar em Portugal e da legislação portuguesa em matérias como trabalho e vistos, entre outros, esses folhetos, dirigidos a cada um dos países da CPLP, exibem uma mensagem de boas-vindas de uma personalidade conhecida e serão distribuídos em aeroportos, consulados portugueses, agências de viagens e postos de turismo dos países da CPLP.

A criação deste corredor com balcões específicos de controlo para atendimento privilegiado dos nacionais da CPLP foi acordada na Cimeira de Brasília, em Julho de 2002. Além de Portugal, a CPLP integra Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Ou seja abrem uma porta para o terceiro mundo!

Portela , o aeroporto onde os negros têm tratamento VIP!