quinta-feira, novembro 24, 2005

Vikings na Gallaecia

Este texto foi retirado do site http://www.scandinavica.com , portanto quem quiser contestar a fonte está à vontade, não fui eu que o escrevi. Existe também um livro (que não li) chamado “Gallaecia Scandinavica” da editora Galáxia também dedicado a este tema.

What and where is Galicia?

Galicia was reputedly the first kingdom of western Europe to be established after the fall of the Roman Empire in AD 409. Today, the lands of that ancient Kingdom of Galicia are split between two countries: on one side the region of Galicia, which belongs to Spain, and on the other side the current region of North Portugal, which belongs to Portugal.
The
Kingdom of Galicia was historically a prosperous and strategic land for trading and navigation between the north Atlantic and the Mediterranean sea.

The Vestvegr and the Scandinavian expansion across the Atlantic

Western Europe had been connected both economically and culturally since the Neolithic Age by a long Atlantic seaway which the Scandinavians called Vestvegr or West Way. The Kingdom of Galicia enjoyed a high strategic location by standing half way between the north Atlantic and the Mediterranean sea, for all trade between those two regions needed to pass in front of her waters.


When Galicia almost became a second Normandy

After several years pillaging monasteries the Scandinavians realised that they might as well stay and take control of some of those Atlantic territories. A Norwegian army invaded and conquered
Ireland in AD 840 and four years later another army composed by 150 Viking ships set sail to Galicia. The invading Norse were defeated by King Ramiro at Corunna bay but on the meanwhile, in neighbouring Gaul, other Vikings were finding no major difficulty in settling on a territory that would become Normandy in AD 911. The Atlantic seaway was now mostly under Scandinavian control, yet the Vikings were still missing a base at the southern part of the Vestvegr.

In AD 968 the Norse organised a second and larger attempt to gain land in
Galicia. A massive naval invasion entered this time through Arousa bay defeating the Galicians at the Battle of Fornelos. After their victory the Vikings roamed and pillaged at will for two years and tried to obtain control of any area. Eventually the Gallegans managed to chase out the Vikings and break their attempt to create a southern Normandy in Galicia. The Scandinavians did not give up though, and subsequent attacks were organised over the next years. The most devastating was the AD 1015 expedition, lead by the future King Olaf Haraldsson of Norway, who destroyed four major Galician towns: Castropol, Betanzos, Rivas de Sil and the former royal capital, Tui.

Nem Vikings nem mouros conseguiram dominar a Galécia, no entanto Lisboa e Madrid conseguiram facilmente esse objectivo a meias, muito por ingenuidade dos Galaicos. Do lado sul do rio Minho todos pensam que “somos um povo que tem 900 anos”, surgimos do nada e caímos de para-quedas em 1143, pensam também que somos irmãos dos timorenses e desconhecem totalmente as origens e o passado do nosso povo. Até quando?



24 Comments:

At 11:35 da tarde, novembro 24, 2005, Anonymous Anónimo said...

Queres comparar Lisboa com essa pocilga chamada Galécia?!?!?!!?

Lisboa é uma cidade divina,criada e fundada por povos superiores e etnicamente evoluídos na altura da sua existência,nomeadamente o povo grego e séculos depois o romano,daí o seu antigo nome ser Olisipo!

Há comparação possível!?!?
Essa merda provavelmente foi fundada por bárbaros,mais propriamente,talvez pelos Visigodos!
Por aí se explica,porque é que ainda hoje em dia se comportam como selvagens.LOL

 
At 10:59 da manhã, novembro 25, 2005, Anonymous Anónimo said...

Como sabes os Vikings não lhes interesava dominar, mas sim pilhar e regresarem à sua terra.
E que eu saiba a Galiza como o resto da Península era constantemente atacáda pelos Vikings.
Já que foste buscar este site, o que lá diz é que os Vikings, o povo que mais temiam eram os arabes("Back home, the survivors told about their violent enconter with the blamenn (the bue men, as the Vikings called the Arabs).
Então e Santiago de Compostela não foi invadida pelos Vikings(Two years after the invasion had began, a Viking army in Galicia caputered the city of Santiago de Compostela" ...)


TT

 
At 4:16 da tarde, novembro 25, 2005, Blogger Suevo said...

Eu não disse que os vikins nunca atacaram os mouros do Tejo, ou disse?
Simplesmente a parte sobre os mouros do Tejo não a li, porque pouco me interessam os mouros.


Eu meti no texto que varias cidades foram atacadas, não meto os textos inteiros senão torna-se demasiado chato para quem os lê, digo qual é a fonte e quem estiver interessado poderá ler aí os textos na integra.

 
At 4:42 da tarde, novembro 25, 2005, Anonymous Anónimo said...

Pois esse é que é o teu problema. Só vês de um olho.
As coisas contadas pela metade, tem outro significado.
Pois pondo só a parte que te convinha, dava-te mais jeito.
Quando não se tem argumentos mais vale estra calado.

TT

 
At 4:48 da tarde, novembro 25, 2005, Blogger Suevo said...

E em relação ao só quererem pilhar e não quererem dominar, vê o que se passou na Normandia.
Em relação a dizeres que só falo pela metade, a que preposito vou falar dos muçulmanos?
Daqui a pouco sou obrigado a falar das relações dos muçulmanos com os indianos, dos vikings com os russos,etc.

Quem dita a linha editorial deste blogue sou eu, não és tu.
Se calhar não tenho argumentos porque não falei das relações dos vikings com os norte-americanos, tens piada tu!

 
At 4:57 da tarde, novembro 25, 2005, Blogger Suevo said...

Tu ainda tinhas moral para criticar se eu refutasse o que disseste, mas o que tu disseste é verdade, de facto, os vikings atacaram os mouros do tejo e do guadiana. E sim, o teu heroi Abd al-Rahman conseguiu defender os territorios.

Mas como não sou nem de Lisboa nem de Sevilha, não tenho nada que enaltecer Abd al-Rahman, faz tu um blogue sobre isso, eu até ia achar piada!

 
At 5:12 da tarde, novembro 25, 2005, Anonymous Anónimo said...

Então não andes aqui a enganar as pessoas.
Tens razão és um triste, os teus queridos GALEGOS devem ter vergonha de ti.
Pronto volta para as cavernas que era como voces no norte viviam nessa época, em plena idade da pedra.
Olha sabes que já estamos no sec.XXI!
Será que te deste conta!
As trevas não te deixam ver!

Pobre rapaz.

TT

 
At 5:33 da tarde, novembro 25, 2005, Blogger Suevo said...

Enganar? Onde?

Mas onde é que eu disse que os vikings não atacaram os teus idolatrados muçulmanos do Tejo?

Eu não escrevo para agradar a ninguem,muito menos a ti,mas sem duvida que tu és mais apreciado pelos multirracialistas e pelos multiculturalistas,que como sabemos dominam e manipulam a nossa sociedade, não coloco isso em questão!

É que nós não caimos do ceu, temos uma historia e uma identidade, e como já disse anteriormente, pelo menos por enquanto ainda vai havendo quem tencione defende-la.

Porque contribuições do tipo " ah e tal és um pobre, ah e tal as trevas não te deixam ver blabla" fazem pouca falta, falares e defenderes os muçulmanos é oportuno, o resto é ridiculo e mostra pobreza intelectual.

 
At 5:40 da tarde, novembro 25, 2005, Anonymous Anónimo said...

hehe interessante! Esta eu não sabia!
Se tivessemos sido dominados pelos vikings também não era vergonha nenhuma. Eles são um excelente povo com qualidades genéticas (ao contrário dos mouros).
Sabes se eles se misturaram muito connosco ou não houve muita influência a nivel de sangue?

lol realmente é preciso grande lata para pedir k metesses a parte dos vikings com os mouros do Sul da Peninsula.
"E sim, o teu heroi Abd al-Rahman conseguiu defender os territorios."
lol parece k ainda estão orgulhosos em mostrar esse passado

"Tens razão és um triste, os teus queridos GALEGOS devem ter vergonha de ti."
Vergonha!? Pelo que o JAPMG diz aqui os Galegos só têm razões para estarem mais orgulhosos e conhecerem melhor as suas origens.

Não percebo porque gostam tanto de agredir quando se fala de História e Cultura do Povo Galego. Já imaginaram se os Galegos se ponham a insultar sempre que havia um texto sobre a Lusitânia?

 
At 11:19 da manhã, novembro 28, 2005, Anonymous Anónimo said...

Uma coisa é defender uma história.
Outra,é a tentativa de a inventar, como é o teu caso.
sejamos sérios, caro jampg.


TT

 
At 11:34 da manhã, novembro 28, 2005, Anonymous Anónimo said...

Nunca os VIKINGS se misturariam com povo de merda como os Galegos.
Eles só vos pilhavam e as merdas das vossas igrejas, e depois iam-se embora, com o vosso rico ouro.
Quanto ao palhaço que falou da Normandia, Isso é um caso pontual.
Porque de resto eles só criam regresar aos fiordes.

VIKING PRIDE

 
At 11:44 da manhã, novembro 28, 2005, Anonymous Anónimo said...

VIKINGS«»«»
Bravos guerreiros, os padrecos até tremiam quando havistavam os seus barcos.
Ai, aquele rico ouro de Santiago de Compostela, e da merda de toda Galiza...
Para que é que nôs VIKINGS iamos ocupar-vos, se podiamos sempre voltar e levar aquilo que ns quiséssomos.
Vocês galegos não davam luta nenhuma.
Era um massacre total.
VIKINGS o terror dos mares.

VIKING PRIDE

 
At 1:30 da manhã, dezembro 14, 2005, Anonymous Anónimo said...

De facto é impossível comparar Lisboa com o que aqui chamam de pocilga chamada Galécia, primeiro Lisboa era uma cidade, com inegáveis traços dos povos árabes que habitaram durante algum tempo alguma parte da Península, e Galécia é uma região, que englobava Douro Litoral, Trás-os-Montes, Minho, Galiza e alguma parte de Astúrias e Leão, uma região cujos povos lutaram bravamente contra os agressores romanos e arábes, e cuja Capital era Braga, ao contrário da região da qual Lisboa fazia parte, a nobre Lusitânia, tão ignorantemente associada com Portugal, cuja Capital era Mérida. De resto se associarmos a Lusitânia com o País criado à luz das leis de Roma, fico de certa forma contante que não se fale do nome Galécia, porque pouco ou nada tem a ver, quer em termos de tradições, quer em termos de povos. A prova da presença de povos nórdicos (por oposição a Vikings) nesta zona da Península, era a prática do Arianismo (como religião), descoberta há bem pouco tempo, e relatada em alguns textos que se podem dar ao trabalho de descobrir. Os traços da mitologia e simbologia remanescente nesta zona da Península são igualmente disso prova, bem como da diferença para os tais povos "etnicamente evoluídos e superiores" da Lusitânia, os tais povos que eram tão evoluídos que cairam às mãos de Roma por traição e por ganância. Podem pois ficar com a vossa evolução, que ninguém sabe muito bem de onde veio, se da Europa, se de África, que nós, orgulhosamente na nossa "pocilga", apesar de "etnicamente menos evoluídos e inferiores" que vossas excelências, continuaremos a honrar as nossas tradições e herança milenar. No Norte o deus do trovão cala ruidosamente as vossas preces ao deus dos Judeus.

 
At 1:41 da manhã, dezembro 14, 2005, Anonymous Anónimo said...

Como adição ao último comentário, não queria deixar passar em claro a associação entre a Galécia e os Visigodos. De facto os Visigodos eram povos bárbaros, mas a mente iluminada que os associou aos Galáicos está muito enganada. E Passo a explicar, de facto os Visigodos constituiam a grande passa dos povos Lusitanos, sim, os tais "etnicamente evoluídos e superiores" eram muito provavelmente Visigodos, de cuja cultura se encontram traços por toda a região da Lusitânia. No Noroeste da Península habitavam sim os Suevos, de origem nórdica/germânica, esses sim, os povos que povoavam a Galécia. Feito o reparo, aconselho algumas das pessoas que se querem fazer passar por entendidos em História a estudar um pouco mais, e a engolir alguns sapos enquanto o fazem.

 
At 4:41 da tarde, maio 16, 2007, Anonymous Anónimo said...

para o Anónimo que firma co VIKING PRIDE; por alusións á Galiza, na que vivo actualmente.

Prometínme hai moito tempo non contestar posts claramente escritos por xente cun baixo nivel intelectual, pero se a miña avoa (de Suecia do sul, para máis datos, Anónimo) levantase a cabeza trousaríase de ver tanta merda xunta.
Imaxino qué clase de "Viking" superior és tí, un de tantos seres avanzados xenéticamente de 165 cm e cabelo preto que rapa para que non lle partan a cara por mouro.
E non te molestes en contestarme, non che vou facer nin caso.
Polo demáis, interesante blog, Suevo,
saúdos a quen corresponda.
Borulfe

 
At 5:27 da manhã, agosto 07, 2007, Anonymous Anónimo said...

Todos aq. q. se sujeitam à sujeira do pensamento alheio. Pagam o preço,..., nesse sentido aq. q. gostam de suas qualidades fisicas com toda a certeza vivem melhor. na comparação com o demagosos, feios, cornos e mal amados, q. alardeiam as qualidades dos povos feios, burros e opressores,..., q. sejam,.. ora, os arabescos, os negroides e todos os demais, q. lhes são comuns tais como esses defenssore do miserê bajuladores,. Evidente para espelora-los, dizendo + ou - assim ,. Todos somos iguais, n. se preocupe trabalha seu corno negroide q.; eu quero é + q. v. pense q. eu sou bonzinho,,,...,,,,I guais é o cu de negra.

 
At 2:26 da tarde, agosto 09, 2007, Anonymous Anónimo said...

Saudações. Felicito-te pela tua linha de pensamento!Há muito para contar sobre este cantinho ocidental e muitas mentes por formar!Viva a Gallaecia, Suevia e Portucale!

 
At 1:25 da manhã, dezembro 11, 2007, Anonymous Anónimo said...

para o ke dixo:Então não andes aqui a enganar as pessoas.
Tens razão és um triste, os teus queridos GALEGOS devem ter vergonha de ti.
DIMO A CARA QUE CHE CORTO O CARALLO, TI ES A MERDA DE PORTUGUES CON COMLEXO DE INFERIORIDADE QUE TEÑEN EN POTUGAL NA GUERRA DE NORTE/SUR que cona eres ti para falar en nome de alguen?Hijo de la gran puta...PENSA en portugal ke mandan en vos os maricas dos ingleses...ese e o problema...se non ven a vigo ou catoira paspán se tes collons,parvo da cona..ke con gusto chos afeito a machete .
mensaje al editor do blog: "LAS PERLAS NO SON PARA LOS CERDOS" a esta mierda tolerancia 0,porque es dialogar con "nada".no pierdas el tiempo con semejante gentuza...LA VERDAD SIEMPRE SE ACABA SABIENDO .

 
At 11:20 da tarde, fevereiro 06, 2008, Anonymous Anónimo said...

O Norte é mais Portugues que Portugal! Lisboa é a capital africana mais asul da Europa. lISBOA NÃO TEM IDENTIDADE CULTURAL! Misturam africanos, com mouros com brasileiros. Abriram as pernas aos Franceses e aos Ingleses etc. Depois insultam a região Norte que criou este país. Sentem-se abandonados quando o Norte se afirma por si´só e então tratam mal a verdadeira pátria como faria um menino que o papá não quisesse aturar mais.

Fiquem sabendo MOUROS que andam com o rei na barriga que o Norte existe por si próprio ao contrário do resto do pais. O Norte sempre teve identidade cultural e sabe muito bem de onde vem e quem sao as suas gentes.

Nenhuma outra região de Portugal é desognada por SUL ou por CENTRO... De onde és? Ah, sou do Oueste..

Até na vossa ridicula inconsciencia o povo do Portugal de hoje ( que desperdicio usar tão glorioso nome em tão miseraveis territorios ) dá as gentes Galegas um sentido de unidade e pertença.

O Norte é mais Portugues que Portugal e a Galiza é menos espanhola que Lisboa!

Saudações Galaicas!

 
At 12:39 da manhã, maio 03, 2008, Anonymous Anónimo said...

Ó suevo, a galiza foi invadida as vezes que calhou e que se saiba, perdeu sempre. Glórias, só na tua pobre cabeça alienada e frustada.
A galiza só não foi mais atacada e vencida porque, infelizmente, não vale nada. É uma região muito pequena em termos de território, coberta de serras, de penhascos e pinheiros, estou a dizer o que sei ao contrario de ti, que falas sem saber. Ninguém a cobiça, está descançado. Quem a quiz conquistar conquistou, foi o caso de Roma e isso por capricho, mais que tudo e os tais Mouros que tanto abomionas, esses partiram-na tuda as vezes que quiseram, era como faca em manteiga. Infelizmente para os galegos é assim, quer queiram quer não. Por outro lado, não percebo como é que, sendo o sr. tão exigente com a raça pura e estando esta localizada na tal Galiza norte, não vai viver para lá. É que de outra maneira nunca viverá esse sonho. A galiza norte nunca será independente dos castelhanos, porque esse povo não tem a valentia dos Lusitanos, que tanto odeia. Não passarão nunca da cepa torta. Se tiverem uma visão pequenina como o sr. tem, visão de lugarejo puro e casto, serão sempre derrotados por alguém. D. Afonso Henriques, tentou sempre juntar essa Galiza, porque sabia que o reina era muito pequeno e isso é verdade hoje em dia, ele viu isso logo, mas ao ver o sr. no século XXI, a tentar fragmentar tudo e todos à procura de um mito da raça pura, de certeza que n~~ao vai a parte nenhuma. Sereis fáceis de conquistar. Abra os olhos e aprenda a sobreviver, porque o mundo é duro.
Só nos faltava, agora, virem os galegos como tu, criarem-nos problemas, ganhem juizo.
SD

 
At 12:53 da manhã, maio 03, 2008, Anonymous Anónimo said...

Pelos vistos, os Galegos dsecendentes dos Suevos, são uma raça especial, mas, infelizmente, não figuram na história, nem na de Portugal, nem na de Espanha. Ninguém sabe que existem, só eles.
Não façam muito barulho se não levam mais porrada dos Castelhanos.
DO

 
At 12:17 da manhã, maio 28, 2008, Anonymous Anónimo said...

Ora caso não saibam os habitantes do sul de Portugal são pessoas vindas do Norte de Portugal, mandadas repovoar o sul pouco povoado após a expulsão dos mouros. Ou seja as pessoas do Alentejo Algarve etc.. São descendentes de pessoas vindas do norte densamente povoado.

 
At 10:06 da tarde, maio 17, 2009, Blogger Maybe another Mr. Nobody said...

Sei que a discussão já parece estar encerrada. Me chamo Rafael (23 anos) sou brasileiro e estudante de história, estudo específicamente o reino suevo na Galícia e gostaria de me pronunciar sobre a futilidade dessas questões relacionadas mais a eugenia, xenofobia e a uma peseudociência do que própriamente a questões históricas.

Em primeiro lugar se faz notar que nenhum povo se forma de uma raça pura, a Península Ibérica é palco de migrações constantes, assim como qualquer outra parte do globo, simplesmente porque as pessoas ocasionalmente viajam e se mudam. Não vejo vantagens em ser dominado por celtas, romanos, mouros ou normandos; assim como acredito que pensar essas invasões do passado, umas melhor que as outras é um absurdo.

Aí chegamos ao segundo argumento, alegar uma diferença étnica ou etmológica mais própriamente pode sim ser um motivo para demonstrar que essa sua identidade própria torna a região cheia de espcíficidades, aqui no Brasil temos regiões tão diferentes umas das outras que vocês não poderiam acreditar. O que eu digo é que vocês podem formar juntos o mesmo país e respeitar essa diferença, sem querer rir ou ter preconceito do seu vizinho, só porque supostamente ele descende de Africanos. Enquanto os pais discutem isso, suas filhas estão dormindo com negros, que podem ser bons rapazes e sobre os quais aquele pai de pensamento racista ultraapassado não poderá fazer nada.

Obrigado pelo espaço, foi muito bom manifestar minha opinião do ponto de vista de quem está de fora. O blog está de parabéns.

Atenciosamente,
RHM

 
At 7:35 da tarde, julho 07, 2009, Anonymous Anónimo said...

Oh brasileiro, nós sabemos que no brasil isso é uma salganhada racial. Mas Portugal racialmente sempre foi homogeneo, Portugal sempre foi branco.
Somos descendentes de vários povos é verdade, mas todos eles de origem indo-europeia:

Celtas, Iberos, Romanos, Suevos, Visigodos, Gregos, Vandalos, etc...

E as demais tribos: A sul os Celtici e Cónios, no centro Lusitanos e a Norte Galaicos.

Hoje Portugueses! com muito orgulho e muita honra

Saudações
Portugal aos portugueses

 

Enviar um comentário

<< Home