segunda-feira, novembro 07, 2005

Passado e futuro




A propósito de islâmicos e de alguns comentadores que apenas conhecem a versão Luso-Castelhana da reconquista, convém também referir o “outro lado” da história.


Quando os muçulmanos atravessaram o Douro encontraram uma terra deserta, porque os Galaicos não repetiram a táctica utilizada contra os Romanos, onde se defenderam no Rio Douro e no Rio Minho.

Desta vez os Galaicos preferiram recuar até às Astúrias, e começaram aí a sua luta contra os africanos. E os muçulmanos rapidamente abandonaram a Gallaecia até porque aqui não havia gente para lhes pagar impostos.

Os muçulmanos entraram na península em 711, e em 722 os Galaicos, aliados a alguns godos enfrentaram o invasor africano na batalha de Covadonga nas Astúrias, porque apesar da história oficial Espanhola tentar omitir esse facto, os árabes foram bastante claros ao escrever que quem comandava as tropas era um galaico, não vou discutir se o nome dele era ou não Pelaio porque isso pouco interessa, os Árabes não falavam de Reino das Astúrias, falavam sempre de Gallaecia, assim como os Francos. No entanto,o nome desse novo reino nem é o mais importante.

O genro de Pelaio, Afonso I fixou a fronteira da Gallaecia no Rio Douro em 740, libertando com isso a Galécia, e evitando que esta sofresse a islamização que ocorreu no resto da península.
E atenção que esta reconquista Galaica não ocorreu como mais tarde ocorreria no sul, onde os muçulmanos eram aceites, rezam as crónicas que o método aplicado por Afonso I na Galécia era matar todos os mouros que encontrava a fio de espada,e só trazer para norte do Douro o seu povo.

Já sei que alguns veneram o passado árabe, e vão contestar aquilo que aqui escrevi,a esses deixo um conselho, juntem-se à Jihad! Até porque os muçulmanos ainda devem estar desejosos de se vingar das derrotas que aqui tiveram! Ainda por cima os Galaicos de hoje (e os Francos ainda estão pior que nós) compactuam muito mais com os africanos (afinal de contas, séculos de "lusitanização" e de multirracialismo do Minho a Timor fizeram a sua mossa), e serão certamente uma presa mais fácil.

Honremos os nossos antepassados

Mouros... FORA DAQUI





57 Comments:

At 5:18 da tarde, novembro 07, 2005, Anonymous Anónimo said...

Sim,sim:
Essa tua versão da história não lembra ao careca...
Então não havia o Reino dos Visigodos!
Essa batalha que falas não foi entre Rodrigo o rei dos Visigodos e os mulçumanos?
Essa que só os Galaicos é que fugiram para as ASTÚRIAS é a mais falsa mentira que já ouvi em toda a minha vida(até parece que só existia galaicos ou galegos na Península.
Então e os outros povos Cristãos mataste-os a todos!
Fod... falem a verdade, pois os povos cristãos que sobreviveram aos sarracenos que fugiram e retiraram para as ASTÚRIAS.
E não só os Galegos como queres fazer crer.
Olha que os própios Astúrianos não se consideram galegos.
O que é que achas que era a reconquista, uma guerra religiosa!Ainda acreditas nessa treta.
O motivo principal seria os saques.
Achas que eles poupavam as populações que conquistavam"!
Acho que não, principalmente os cruzados.
Até parece que a norte do Douro eram todos galegos!
No Reino das Astúrias havia muitos povos Cristãos.
Godos,castelhanhos,Lusitanos e também os teus queridos galegos.
Uma observação final que é esse mapa que apresentas aqui.
Transformaste o REINO DAS ASTÙRIAS EM Galecia.
Não posso negar que imaginação não te falta.

Landser 88

 
At 5:27 da tarde, novembro 07, 2005, Anonymous Anónimo said...

O primeiro Reino cristão foi o das Astúrias, fundado por Pelágio, e mais tarde de Reino de Leão. Nos principios do sec.X a provincia de Navarra tornou-se independente,formando o Reino de Navarra...
Então o espertalhão era tudo Galicia, Pelágio era galego só porque um idiota de um árabe(que vocês tanto odeiam)o disse.
Cuidado jampg ainda te cresce o nariz.

Anjo da Morte

 
At 5:35 da tarde, novembro 07, 2005, Blogger Suevo said...

Landser88
O Reino dos Visigodos desagregou-se com a invasão muçulmana em 711.
Não é dessa batalha, ocorrida no sul da peninsula e onde os muçulmanos venceram que falo, nem foi nessa batalha que participaram os Galaicos, falo das batalhas de Cangas de Onis e de Covadonga!
Não foram só os galaicos que recuaram até as Asturias!

E a questão de serem Asturianos ou Galaicos não é o mais importante, mas não é pacifico que o reino das Asturias se chamasse assim, eu sei que pode parecer-te estranho, mas os arabes não lhe chamavam reino das Asturias.
Existe por exemplo uma parte das Asturias (creio que se chama Eo-Navia) onde se fala Galego e onde a população é Galaica, apesar de pertencer ainda actualmente às Asturias.

 
At 6:02 da tarde, novembro 07, 2005, Anonymous Anónimo said...

excelente post camarada Galaico
Orgulho Galaico sempre \o
Independência já \o

 
At 6:22 da tarde, novembro 07, 2005, Anonymous Anónimo said...

Ainda não conhecia este blog!!!
Também sou um fervoroso adepto da Galecia.
Mas caso podesse escolher, podia-me dizer onde acha que deveriam ser as fronteiras a Sul da Galécia?
Como sabe a Galécia já foi até mais a Sul que o Rio Douro.
A questão é saber se esse povo actualmente é de origem Galaica ou Lusitana.

 
At 6:36 da tarde, novembro 07, 2005, Anonymous Anónimo said...

haha a foto ta de rir, supremacia galega
so uma duvida, pk e k a bandeira da Gallaecia nessa foto ta diferente dakela dos leoes? afinal a galecia teve mais k uma bandeira?

 
At 8:50 da tarde, novembro 07, 2005, Blogger PlanetaTerra said...

///

--- Na Galécia existem Africanos, Ciganos, etc...; ou seja, Povos que possuem uma Taxa de Natalidade superior à Taxa de Natalidade dos Galaicos.
--- Conclusão Óbvia: a longo prazo os Galaicos estão condenados a ser uma MINORIA na Galécia!


--- JAPMG gostava que me respondesses às seguintes questões:

-> Não achas que a única forma dos Galaicos poderem ter o SEU espaço no Planeta... é através da constituição de um 'Estado Reserva Natural'?

-> Atendendo a que existirão muitos outros Povos interessados em reivindicar o mesma situação [ e atendendo a que existem armas nucleares no Planeta... logo, há que evitar que o Planeta caia num caos... ]..., portanto, não achas seria prudente que esse 'Estado Reserva Natural' fosse decretado somente em 50% da Galécia?

///

 
At 9:34 da tarde, novembro 07, 2005, Blogger Suevo said...

Ao anonimo que me perguntou pela bandeira, esta bandeira aparentemente foi utilizada na reconquista, ao passo que a outra era do reino suevo, ou seja era bastante mais antiga.

Em relação ao que diz o planeta terra:
Neste momento não acho que devemos ficar com apenas 50% da Galecia, porque os ciganos e pretos que aqui moram caberiam em apenas 1% ou 2% do territorio, mas o ideal mesmo era manda-los para Africa. Caso a situação fique similar à de Paris ou da Amadora, em ultimo caso defendo uma retirada dos racialistas para uma região onde conseguissem ser maioria, e a partir daí resistir aos invasores e aos traidores que os apoiam!

Respondendo a outro anonimo,na minha opinião a fronteira sul da Galecia não poderá ser muito a sul do rio Douro, por mim a fronteira seria o Douro e incluiria apenas um ou outro concelho a sul do Douro, como Vila Nova de Gaia por exemplo, não passaria muito daí. Mas em breve irei colocar aqui alguns mapas e algumas questões etno-culturais interessantes sobre estes assuntos.

E só mais uma coisa, alguns criticam o "orgulho galaico" e veneram o orgulho lusitano, não sei se falam da lusitania pre-romana, mas dessa pouco sabemos, não se esqueçam é que a capital da Lusitania era Emerita Augusta, que pertence actualmente à Extremadura Espanhola! A capital da Galecia era Braga, que fica onde todos voces sabem!
Mas estas verdades são algo incomodas para alguns!

 
At 10:09 da tarde, novembro 07, 2005, Anonymous Anónimo said...

É uma pena que não considere a fronteira da Galecia ate mais que o Douro.
Eu sinto que o povo daqui tem mais proximidade com a Galecia do que com o Centro. Sou da Figueira da Foz.
Acho que seria injusto para muitos concelhos a sul do Douro continuarem a ser pertença de Portugal. Acho que o povo acima da Figueira da Foz, Coimbra, Guarda ainda é igual ao povo da Galiza ou não acha?
Penso que apenas um pouco mais abaixo de Coimbra é que o povo ja começa a ter diferentes feições e caracteristicas e começam a aparecer aqueles portugueses com ar de mouro e ar mais do Sul.

 
At 9:23 da manhã, novembro 09, 2005, Anonymous Anónimo said...

jampg:
Deves ser muito ingénuo para acreditar que na região que apresentas no mapa a cinzento não existia ninguém,que era um deserto que os mouros não se fixaram nela.
Muitos cristãos continuaram nas suas terras.
Para eles tanto eram inimigos os cristãos como os mulçumanos, pois ambos pilhavam e distruiam as suas terrras, matando e violando as populações, independentemente de serem cristãos ou mulçumanos
Deves pensar que toda essa região era só ocupada por Galaicos.
Acho que andas a confundir as épocas.

Lusitano

 
At 3:57 da tarde, novembro 09, 2005, Anonymous Anónimo said...

LUSITÂNIA
"Lusitânia,é um nome alternativo para Portugal, que corresponde territorialmente à província romana da Lusitânia, cujo nome deriva do étnico lusitani, com o sufixo ia, sendo assim designada por nela viverem os Lusitânos.
Estrabão descreveu a Lusitânia pré-romana desde o TEJO À COSTA CANTÁBRICA, tendo a Ocidente o Atlântico e a Ocidente as terras das tribos Célticas. Quando em 29 a.C. foi criada por Augusto a provincia Lusitânia, anexando grande parte da Extremadura, Alentejo e Algarve; e a oriente ocupou parte das terras dos célticos".
E então caros galaicos, aonde ficava o vosso território!
O povo mais antigo da Península Ibérica é o povo Lusitano.
O resto é conversa.
vocês não passavam de pequenas tribos insignificantes.

Lusitano

 
At 5:09 da tarde, novembro 09, 2005, Anonymous Anónimo said...

sinceramente nao percebo qual o problema destes lusitanos de merda.
Se nao gostam de nos porque é que andam sempre a mandar vir quando afirmamos que queremos a independencia.
Epa deixem-nos em paz fodass

 
At 5:32 da tarde, novembro 09, 2005, Anonymous Anónimo said...

Acho que este mapa nada tem haver com os territórios do tempo da Reconquista.
Pois galecia e Lusitânia já não existiam à muito tempo como territórios.
Depois dos Romanos abandonarem a Península Ibérica, Surgiram outros povos(Suevos, Godos e Visigodos)outros povos voltaram a invadir a Península.
Será muito dificil dizer que a norte do Douro eram todos Galaicos e a sul Lusítanos.
Seria mais honesto da vossa parte(defensores da Galecia) falar dos verdadeiros nomes dos Reinos que deram origem aos novos estados Ibéricos(Reino de Leão, Condado da Cantábria,Reino de Navarra e Condado de castilla).
Nada tenho contra a vossa vontade de unir a Galiza, que acho pouco provável que isso venha acontecer.
Seria como se a Lusitânia, quisesse unificar os territórios dessa época, do tempo dos Romanos , isso implicaria anexar território a Espanha.
Bem moral da História tanto GALAICOS COMO LUSITANOS, CASTELHANOS, VASCOS, ARAGONESES NAVARROS somos todos irmãos com pequenas diferenças, mas a origem é a mesma.
Pensem bem, se entrarmos numa politíca de divisionismo, que já nos deu grandes dissabores no passado(as lutas internas entre os visigodos)ajudaram que os mulçumanos conseguisem ocupar facimente toda a Penísula Ibérica (excepto as Astúrias, por ser uma zona montanhosa).
Só iram dar aos mesmos hoje em dia, força para que a história se repita.

CELTA 88

 
At 6:10 da tarde, novembro 09, 2005, Blogger Suevo said...

Ao anonimo que assina Lusitania, a Lusitania pre-romana estaria algures entre o Rio Douro e o Rio Tejo, a Lusitania pre-romana era bastante mais pequena que a lusitania romana, mas ambas tinham em comum uma coisa, NUNCA a norte do Douro foi Lusitania, jamais! A Galecia, tal como a região Cantabrica chegou a integrar a "Tarraconense", agora Lusitania? Nunca! Só alguem que não percebe do que está a falar pode sequer pensar que a norte do Douro era Lusitania, já que em nenhuma epoca historica o foi!

Não sei a que fontes foste buscar isso, mas tens que começar a seleccionar melhor aquilo que lês! Mete isto na cabeça os romanos chamavam ao povo que habitava no Porto Calaicos! Lusitanos era mais para baixo, reve essa Geografia!E já te disse que a capital da Lusitania Romana nem sequer fica em territorio portugues, tenta ver uns mapas sobre isso, eu quando tiver mais tempo faço-te a vontade e coloco-os aqui, mas já sabes, o teu sonho vai cair!

Em relação ao Celta88, este mapa é de 740 aproximadamente, ou seja muitos seculos depois das invasões romanas. Os reino de Leao só surgiu no ano 900, e até lá o reino Cristão era chamado de Galiza, quer por Carlos Magno quer pelos arabes.Porque razão seculos mais tarde preferem chama-lo de Reino das Asturias é algo que só os imperialistas Castelhanos te saberão responder! Mas como já disse o nome nem é o mais importante!
Aqui não se trata de divisionismo, trata-se de defender a nossa cultura e o nosso povo, que tem a sua identidade "escondida" à seculos!Etno-culturalmente somos Galaicos e temos que ter consciencia disso, coisa que só uma pequena elite tem!
E as teorias que criticam o divisionismo acabam num... iberismo, como tu decerto bem saberás! Etno-culturalmente não somos todos iguais, mas se vamos por primos, daqui até Vladivostock tenho muitos primos, até no Brasil e na Argentina tenho, mas o meu povo e a minha cultura são os da Galecia!

Por ultimo um abraço para o anonimo Figueirense,se és branco,se te sentes Galaico e se te sentes mais proximo da nossa cultura do que das do sul da peninsula é com satisfação que vejo isso!

 
At 12:22 da tarde, novembro 10, 2005, Anonymous Anónimo said...

Para todos os merda o galaicos.

ATENÇÃO A TODOS OS LVSITANOS.

Bom vamos trocar a merda do norte de Portugal, pela Lusitânia que se encontra em território Espanhol.
Era um grande negócio.
Trocavamos terceiro mundo pelo primeiro.

LUSITÂNIA UNIDA JÁ

Anjo da Morte

 
At 2:05 da tarde, novembro 10, 2005, Anonymous Anónimo said...

ya troquem que nos agradecemos, não se esqueçam tambem de mudar o nome do vosso pais depois, pois Portugal vem de PortoCale ou coisa assim, k era o nome do Porto.
Mudem o nome para Lusitânia para não darem a sensação que ainda são do Império Galego.

 
At 2:46 da tarde, novembro 10, 2005, Anonymous Anónimo said...

"Império Galego"
Onde é que viste isso ò palhaço!
Deixa-me rir, nunca ouvi nada mais ridículo em toda a minha vida.
O nome logo se via, isso seria o menos importante.
Era como o Brasil ver-se livre do nordeste.
Se querem morrer de fome, então morram.

AH!AH!AH!AH!AH!AH!AH!

MORRAM GALEGOS NO VOSSO PROPRIO FÓMITO.

VIVA A LVSITÂNIA A GRANDE.

Anjo da Morte

 
At 3:04 da tarde, novembro 10, 2005, Anonymous Anónimo said...

VIKING:

Para que é que são estas merdas de Galicias e Lusitanias.
Abram esses olhinhos.
Se nem Portugal que é o unico estado Ibérico, que não é Espanhol já é controlado por Madrid(ou vocês tem dúvidas!).
Por mais que nos custe, o Império Castelhano controla esta merda toda(tanto cá como lá).
Portugal é um estado independente só no papel.
Porque de resto são eles que mandam.
Por isso deixem-se de utopias.

 
At 3:14 da tarde, novembro 10, 2005, Anonymous Anónimo said...

Vê-se logo que o vosso desejo de independência nada tem haver com valores etnicos ou culturais.
Mas sim com bairrismos ou confundirem Galicia com fc porto!Essa é que é verdade.

 
At 3:30 da tarde, novembro 10, 2005, Anonymous Anónimo said...

"Se és branco,se te sentes Galaico..."
Ó palhaço que raio de conversa é essa!
Tens a mania que os do sul não são brancos!
Eu sei lá se tu proprio(JAMPG)não és preto ou cigano!
Nunca ví a tua cára, por isso bem podes ser um escurinho desfarçado de Ariano.

Lusitano

 
At 4:47 da tarde, novembro 10, 2005, Anonymous Anónimo said...

LUSITÂNIA:
A fonte é para tua infomação(não quero que te falte nada):http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lusit%C3%A2nia
Se isto é mentira , então a tua fonte de que o Reino Cristão se chamava Gallecia e não Reino das Astúrias, também o é.

 
At 4:55 da tarde, novembro 10, 2005, Anonymous Anónimo said...

"Império Galego"
Onde é que viste isso ó palhaço!
Deixa-me rir, nunca ouvi nada mais ridículo em toda a minha vida.
O nome logo se via, isso seria o menos importante.
Era como o Brasil ver-se livre do nordeste.
Se querem morrer de fome, então morram.

AH!AH!AH!AH!AH!AH!AH!

MORRAM GALEGOS NO VOSSO PRÓPRIO VÓMITO.

VIVA A LVSITANIA A GRANDE.

Anjo da Morte

 
At 4:59 da tarde, novembro 10, 2005, Anonymous Anónimo said...

EL CID

Gallegos hijos de puta.
Hispania una sola patria.
Muerte a los independistas.

VIVA LA ESPANHA

 
At 5:09 da tarde, novembro 10, 2005, Anonymous Anónimo said...

"Por ultimo um abraço para o anonimo Figueirense,se és branco,se te sentes Galaico e se te sentes mais proximo da nossa cultura do que das do sul da peninsula é com satisfação que vejo isso!"
A mim nao me interessa a tua satisfação, se depois esta zona não pertencer à Galécia, pois caso a Galécia se concretize, eu e a minha familia aqui da Figueira iamos ficar do lado de fora.
Repito acho que é injusto se nao formos anexados na Galécia, pois isto ainda é norte e o povo daqui tem mais a ver com o do Norte do que com o do Centro e Sul.
Eu tenho filhos e quero assegurar uma boa descendencia para eles, e isso não passa por misturarem-se com pessoas abaixo da linha de Coimbra.
A minha sobrinha que foi viver para a região de Lisboa, ja namorou com varios portugueses de lá e os 2 que vi, sinceramente meteram-me impressão. O seu aspecto era completamente Sul, completamente marroquino, nada a ver com o povo acima da linha de Coimbra.

 
At 5:43 da tarde, novembro 10, 2005, Blogger Suevo said...

Começo pelo Anjo da Morte, boa sorte com a Lusitania e não te esqueças de colocar a capital em Espanha, que era lá que ficava :)

Dizer "se és branco e se te sentes Galaico" não é dizer que os do sul não são brancos, mas se quiseres testes geneticos onde as diferenças são obvias eu arranjo-tos facilmente, mas não estou com isto a dizer que os do sul são pretos, não deturpem tudo.

O wikipedia como fonte? qualquer palhaço escreve lá o que quer, bem me parecia que as vossas fontes eram essas, em relação ao que eu digo estás no teu direito de duvidar.

Em relação ao Figueirense, não vou ser eu a determinar fronteiras, nem posso garantir que a Figueira fique fora da influencia Galaica, e decerto estará mais proxima da cultura do norte do que da cultura do Algarve,sendo assim se o povo dessa zona pensar todo como o anonimo decerto essa zona seria Galaica!
Mas toda a gente sabe que muitos brancos retiravam-se para norte quando viam os islamicos (não sei se estes comentadores anti-galaicos consideram os arabes e berberes brancos,voces lá sabem), deixo-vos aqui um pequeno exemplo:

"Em 1190 em Palmela, diz-nos Al-Idrisi (um cronista árabe), os defensores quiseram render-se mediante a entrega do castelo, se tivessem a vida salva e pudessem retirar-se para o país dos cristãos. O soberano (Al-Mansur) consentiu nisso e eles puseram-se a caminho desse país, deixando os seus bens que foram objecto de saque."
Nesta ofensiva foram destruídos os castelos de Sesimbra, Palmela e Almada.

Podem ler em http://www.costa-azul.rts.pt/castelos/islamica.html

 
At 11:18 da manhã, novembro 11, 2005, Anonymous Anónimo said...

Testes genéticos!
Já por acaso fizeste esses testes a ti próprio, se calhar ias ter uma grande surpresa.
Basta ir ao Porto para ver aquela gente toda loura e de olhos azuis, até parece que estas em Estocolmo ou Copenhaga!
AH!AH!AH!
Deixa-me rir, que é para não dizer outra coisa.
Vocês quando vem falar do nosso povo aqui do sul,comparam sempre com os pretos e mestiços, que nada tem haver com o povo Lusitâno.
Por acaso já viste que os Galegos até são bem morenos!
Os teus termos de comparação, do que é branco, andam muito deturpados.
Para tua informação os Arianos não são todos louros e de olhos azuis(os cabelos podem ser louros,castanhos.Os olhos podem ser azuis, verdes ou castanhos.)
Se não com os teus termos de comparação.
Na Península o unico povo que talvez se possa considerar puro(ou que lá isso seja) são os Bascos o resto é conversa.
Pára, para pensar, antes de dizeres tantos disparates.

Anjo da Morte

 
At 11:38 da manhã, novembro 11, 2005, Anonymous Anónimo said...

JAMPG
Se calhar essa da Galicia independente, és tu e mais 30 ou 40 palhaços.
Essa treta das separações, é sempre defendida por meia dúzia de recalcados, e olha que é assim em todo lado.
Até no Pais Basco, que é o caso que temos aqui mais perto.
A maioria das pessoas não o aprova.
essa treta de separatismo.
Outra pergunta que te queria fazer: Então quem é que oprime a vossa cultura!
Só nessa tua cabeça iluminada.
Não queiras ver chifres em cabeça de cavalo

Celta 88

 
At 1:51 da tarde, novembro 11, 2005, Blogger Suevo said...

Não sei porque são palhaços os que defendem a cultura galaica, e os que defendem a cultura lusitana e evocam o passado luso já são os maiores!

Quer dizer, até sei!

Quem oprime a nossa cultura? Será que não sabes? Quem é que ensina as crianças que nós fazemos parte da Lusitania? Quem é que diz que o Porto é territorio "luso" ?
Porque será que nunca é referida a Galécia nas nossas escolas? Também deve ser coincidencia! Culturalmente o povo do norte vive alienado no seu proprio territorio, não tem plena consciencia das suas raizes,etc.

Eu aceito que tu defendas um estado unico iberico e não vou insultar-te por isso. Eu só chamo palhaços aos que pretendem continuar a construção do Portugal multicultural, e pelo teu nick "Celta88" não é o teu caso.

 
At 2:07 da tarde, novembro 11, 2005, Blogger Suevo said...

E até à data ainda não me viste defender separatismo nenhum, mas conheço varias pessoas que o defendem, repara que limito-me a defender uma identidade genuinamente europeia em vez de uma identidade semi-islamizada e pro-CPLP!

Para mim a defesa da raça e das culturas europeias é o mais importante, quem achar que o mais importante é Olivença e a CPLP sem duvida recomendo os blogues do Cruz Rodrigues e afins!

Por exemplo eu sou contra a adesão da Galiza/Galecia à CPLP, porque isso só serviria para aproxima-la de Africa, o que não é de todo desejavel!

 
At 3:39 da tarde, novembro 11, 2005, Anonymous Anónimo said...

JAMPG.
Eu defendo todos os irmãos Europeus(Arianos).
Já tu és contra tudo o que não seja Galego.
Para mim são tão importantes os Lusitanos, Galegos,Castelhanos,Gauleses,Germanicos,Bretôes, Nordicos, Flamengos...
Todos eles Arianos, Europeus.
Acho que isso é o que nos destingue um do outro.
E não me venhas chamar, de que por não ser Galego não sou branco, que se calhar até sou mais Gálico que tu, pois sou descendente de Irlandeses por parte de mãe, mas também tenho muito orgulho no meu sangue paterno Lusitano.
Quando me refiro aos palhaços, não deves ter percebido aquilo que eu quis dizer.
Palhaços, são no geral, aqueles que se dizem defensores da identidade,cultural e étnica e depois andam a por bombas e a matar pessoas inocentes como é o caso da ETA.
Exploram aqueles que eles dizem que querem libertar, mas depois cobram imposto revolucionário, entre outras coisas.
Afinal quem são os opressores!
Oprimidos são os Irlandeses do norte,esses sim, e nem por isso eu defendo o IRA.
Quanto a não ensinarem às crianças a cultura Galaica, acho que está mal, mas olha que qualquer dia nem a Lusitana eles ensinam(pois tudo o que seja europeu é considerado racismo).
Bom a culpa não é exclusivamente de Lisboa, pois nos sucessivos governos tem havido pessoas do norte, e elas não fizeram nada por mudar isso(vocês dão a ideia que os governantes são todos de Lisboa)
Para mim somos a nação Europa, a grande nação Celta, que quase todos os verdadeiros europeus(brancos)descendem.
Só que acho que és injusto quando te referes aos Lusitanos,quando te referes como se este grande povo fosse africano ou coisa parecida.
Olha que os Lusitanos são tão brancos quanto voces.
Acredita que nada tenho contra os Galegos da Galiza Espanhola o do norte de Portugal.
Fica bem.

Celta 88

 
At 4:36 da tarde, novembro 11, 2005, Blogger Unknown said...

Bem...mas que confusão que para aqui vai. Admito que tambem eu fiquei confuso.
Primeiro porque nasci em Setúbal( sul de Portugal),sou brankinho k nem cal, tenho cabelo preto e olhos castanhos. Mas agora não sei se sou mouro..lolol.
Pronto ok, afinal não sou porque os meus antecessores vieram mais a norte, mas por outro lado é uns quantos quilómetros a sul da linha de Coimbra, logo sou estranho e devo ter um aspecto de árabe labrego..ahh..é verdade, tenho 1.82m de altura..hmm..então já nao devo ser um labrego árabe, porque os árabes não são tão altos.
Mas o que achei mesmo piada foi alguem aqui ter dito que "abaixo da linha de Coimbra as pessoas são estranhas" passo a citar : "A minha sobrinha que foi viver para a região de Lisboa, ja namorou com vários portugueses de lá e os 2 que vi, sinceramente meteram-me impressão. O seu aspecto era completamente Sul, completamente marroquino, nada a ver com o povo acima da linha de Coimbra."
Ok..eu devo zer azul..e o pessoal de Coimbra deve ser branco e o pessoal de Braga deve ser transparente...lol. Mas eu pergunto: e desde quando é que a Figueira da Foz tem alguma tradição FORTE etnica ou cultural?..será mais antiga que Braga ou Guimarães, ou que Coimbra ou mesmo Lisboa e Évora ou Castelo Branco?
Se realmente fossem agora divir isto tudo, em que situaçao ficava a Figueira da Foz?...Numa espécie de nem carne/nem peixe certamente.
Dizer que a Figueira tem forte presença cultural Galega é o mesmo que dizer Faro tem uma forte presença cultural Magrebina, que como todos devem saber o Algarve foi recolonizado com gentes que vieram a norte de Coimbra. Querem um bom exemplo: vejam o folclore Algarvio que é corrido e mais alegre ..tendo muitas bases até minhotas. Ou vão dizer agora que o pessoal do Algarve ( a maioria descendentes directos das gentes do norte) são Árabes ou nao tem em seu código genético os mesmos genes que as gentes do Norte de Portugal tem.

 
At 5:17 da tarde, novembro 11, 2005, Blogger Unknown said...

E agora vamos aos factos históricos.

"A tese mais aceite é a de que os Lusitanos eram um povo pré-celta, ocupante, nativo ou imigrado, da região da Lusitânia. Os antropólogos identificam outros povos, a que os antigos chamam raças, v. g., cúnios, taganos, transcudanos, etc., mas as designações não correspondem a etnias rácicas, identificam apenas etnias regionais. Transcudanos eram, por exemplo, somente os lusitanos de Ribacoa; e o mesmo dos taganos — os lusitanos do Tejo. Estas designações serviam para identificar núcleos populacionais habitando uma determinada região. Não designam nem nominam povos muito diferentes, apesar das eventuais variantes heteroétnicas, tal como sucede em nossos dias entre beirões, minhotos, saloios, alentejanos e algarvios. O toponímico sobrepõe-se ao antroponímico, mas não o subverte, nem cria diferenças desidentificativas."

Ora aqui se vê diferenças regionais sim..mesmo os Lusitanos o eram..com as suas variadas diferenças regionais..o mesmo acontecendo o mesmo onde hoje se situa a Galiza e o Norte de Portugal. As gentes de Braga tinham as suas diferenças regionais comparadas com as do Porto ou Guimarães ou Vigo , etc,etc,etc. Não podemos estar aqui a defender uma Lusitânia ou uma Gallaecia como se fossem regiões uniformizadas.

Enganem-se as gentes do norte que pensam pertencer a uma galiza unida..pois se isso acontecesse seriam sempre considerados como os galegos do sul..uma "subespecie" à parte da própria Galiza (tal como voçês pensam em relação aos Portugueses que vivem a sul do rio Douro). O mesmo se passa a quem pensa numa Lusitania una e única. É um erro, na minha humilde opinião.
Se não partilham dos ideias de Portugal, então porque não fazer um estado do Minho ao rio Douro? Porque é que teimam em ser anexados Á Galiza? Acaso acham mesmo que o povo do norte da Galiza tem assim tantas coisas em comum com voçês? O mesmo se passa a quem sonha com uma Lusitânia à moda de mapa Romanizado, quem vos disse que os Castelhanos do interior de Espanha sentem proximidades às gentes que vivem em território Português do Douro para baixo e que vivem na parte Portuguesa da antiga Lusitania.

E o que dizer do Algarve?..Será que eles se sentem Fenícios por os Fenícios terem tido uma presença algo forte naquela regiao á milhares de anos atrás?.. Serrá que eles se sentem Mouros porque os Árabes estiveram lá cerca de 400 anos? (embora em paz só estivessem tido +- 200).

Mas sim, concordo em que à diferenças entre as gentes que estão em Braga em relação aquelas que estão no Porto, por sua vez diferentes das que estão em Viseu...e elas tem mais afinidades entre elas que por exemplo tem em relação às gentes de Coimbra..que por sua vez tem mais afinidades às gentes daquela zona em redor do que em relação aos que estão no vale do Tejo..que por sua vez se sentem um pouquinho diferentes dos que estão no Alentejo e que por sua vez se sentem diferentes dos que estão no Algarve.

Mas dentro disto tudo existe uma grande verdade: os descendentes mais directos dos Lusitanos são as gentes que ainda hoje habitam a região entre o Douro e o Tejo, indo até ainda mais a sul ( excluem-se está claro as grandes cidades, as cidades grandes sao uma amálgama de gente de vários sítios). E o maior povo que sempre o foi considerado desde os tempos anteriores aos romanos foram os Lusitanos.

Não foi por acaso que quando os Roamnos dividira a Peninsula Iberica em três regiões, uma delas foi a Lusitania. E foi graças ás lutas dos Lusitanos ( aglomerado de tribos entre o Douro e Tejo e algumas a sul do Tejo) que os Romanos foram sendo travados em cerca de 200 anos.

Não é estar a menosprezar a Galiza, mas a Galiza nasceu mais durante o domínio Suevo na Peninsula Iberica( embora na época romana haja algumas alusoes aos Calaicos). Muitas centenas de anos antes já o nome Lusitania ecoava por toda a Europa e arredores.

Não estou contra a causa de alguem sonhar com uma Gaellecia livre.

Repito:Não estou contra a causa de alguem sonhar com uma Gaellecia livre.
Só nao partilho muito da ideia de que digam que Lusitania é aquela coisa que tambem teve uma parte que pertenceu a Espanha e que por isso devemos obediencia aos Castelhanos de Espanha..não se esqueçam que a resistencia Lusitana lutou sempre até ao fim na área da serra da estrela.. e é lá que estão os descendentes longíquos dos Lusitanos, e não em Espanha. Aliás..devem haver mais descendentes de Lusitanos na Galiza e Norte do rio Douro que em Espanha.
Abraços Lusitanos

 
At 5:49 da tarde, novembro 11, 2005, Blogger Suevo said...

Eu nunca disse que todos os habitantes a sul do Douro eram mouros, mas as diferenças culturais entre Setubal e o Porto são gritantes, como tu bem sabes.
Repara nisto, quantas autarquias tem a CDU em Setubal? Quantas tem a norte do Mondego? Sera coincidencia? Sera que os resultados dos referendos ao aborto,etc são tambem coincidencias, ou será que existem mesmo factores culturais que influenciam as escolhas dessas populações?

Nós achamos que temos bastante a ver com a Galiza,e não somos os unicos, existe o eixo-atlantico, exite até uma candidatura conjunta a patrimonio mundial da UNESCO,etc.

Não vou dizer que os lusitanos eram os melhores,ou que eram os segundos melhores,os lusitanos são utilizados em Portugal com interesses politicos, a nação Portuguesa não é herdeira dos lusitanos, surgiu isso sim de conquistas de Galaicos ou Galegos, ou lá o que voces preferirem chamar.Mas é obvio que não interessa ao poder instituido que sejam "galaicos" os responsaveis pela nossa lingua e pela reconquista, não interessa nem ao estado multirracial portugues, nem ao Espanhol!
A galecia, nomeadamente a cultura castreja tem milhares de anos, é muito anterior aos romanos e quem duvidar pode ir até briteiros,sanfins e outros castros no norte de Portugal e na Galiza, mas de futuro colocarei alguns posts aqui sobre isso.

Por muito que custe ao _tourniquet_ a capital da Lusitania romana era em territorio espanhol, era a cidade de Emerita Augusta, e cerca de metade d o territorio "lusitano" pertence actualmente a Espanha!


Em breve colocarei aqui posts sobre as origens da nossa lingua, que como toda a gente sabe era o romance-galego, ou romance galego-portugues.Lingua essa que nada tem a ver com a lingua pre-romana utilizada pelos lusitanos.

Abraços galaicos, ao actualizar as ligações colocarei lá o teu blogue da Falange lusitana.

 
At 5:50 da tarde, novembro 11, 2005, Blogger Suevo said...

Caro _tourniquet_

Eu nunca disse que todos os habitantes a sul do Douro eram mouros, mas as diferenças culturais entre Setubal e o Porto são gritantes, como tu bem sabes.
Repara nisto, quantas autarquias tem a CDU em Setubal? Quantas tem a norte do Mondego? Sera coincidencia? Sera que os resultados dos referendos ao aborto,etc são tambem coincidencias, ou será que existem mesmo factores culturais que influenciam as escolhas dessas populações?

Nós achamos que temos bastante a ver com a Galiza,e não somos os unicos, existe o eixo-atlantico, exite até uma candidatura conjunta a patrimonio mundial da UNESCO,etc.

Não vou dizer que os lusitanos eram os melhores,ou que eram os segundos melhores,os lusitanos são utilizados em Portugal com interesses politicos, a nação Portuguesa não é herdeira dos lusitanos, surgiu isso sim de conquistas de Galaicos ou Galegos, ou lá o que voces preferirem chamar.Mas é obvio que não interessa ao poder instituido que sejam "galaicos" os responsaveis pela nossa lingua e pela reconquista, não interessa nem ao estado multirracial portugues, nem ao Espanhol!
A galecia, nomeadamente a cultura castreja tem milhares de anos, é muito anterior aos romanos e quem duvidar pode ir até briteiros,sanfins e outros castros no norte de Portugal e na Galiza, mas de futuro colocarei alguns posts aqui sobre isso.

Por muito que custe ao _tourniquet_ a capital da Lusitania romana era em territorio espanhol, era a cidade de Emerita Augusta, e cerca de metade d o territorio "lusitano" pertence actualmente a Espanha!


Em breve colocarei aqui posts sobre as origens da nossa lingua, que como toda a gente sabe era o romance-galego, ou romance galego-portugues.Lingua essa que nada tem a ver com a lingua pre-romana utilizada pelos lusitanos.

Abraços galaicos, ao actualizar as ligações colocarei lá o teu blogue da Falange lusitana.

 
At 6:57 da tarde, novembro 11, 2005, Blogger Unknown said...

Caro Galaico JAPMG

Com interesse vi a resposta aos meus comentários.
Começo por alertar que toda a área metropolitana de Lisboa e vale do Tejo actualmente é uma farsa..as gentes que por aqui moram não são Portuguesas, e as que são vem de todos os pontos do país..aqui não existe nenhuma entidade cultural forte ( já são poucos os naturais ancestrais destas terras)...isto mais pareçe um caldeirão de culturas..na verdade não sinto nenhuma espécie de bairrismo por esta zona, até porque os meus antepassados não são de cá, e porque esta zona nunca foi historicamente uma zone de fortes culturas, pois isto eram só campos, pequenos portos e florestas, excepção feita a algumas localidades essas sim com uma história rica.

As diferenças culturais entre Setúbal e o Porto são de facto algumas (gritantes não sei, não me debrucei muito nesse assunto até à data), mas sabes, eu prefiro ver as coisas fora das cidades, as cidades a meu ver são um bokado falsas na hora de se verem aspectos de cultura e etnicidade a ela ligada.

Prefiro ver as pessoas que vivem fora dessas "colmeias" gigantes onde se promove o individualismo e a perca de cultura.
Vendo essas pessoas simples que vivem fora dos grandes centros, mais uma vez a resposta é sim.

Sim, existem diferença sentre as gentes que vivem nos campos do Alentejo( de notar que Setubal é a última grande cidade antes de entrarmos nas vastas planicies alentejanas, e as gentes que vivem da região campesina de entre Braga e o Porto. Embora nao ache de todo que sejam diferenças escandalosas, mas sim existe diferenças.

Tambem não axo que os Lusitanos são melhores ou piores que outros povos da Península.

Quanto às camaras comunistas isso tem muito a ver com zonas que foram industrializadas em pouquíssimo tempo ( fazendo com com milhares de pessoas fossem deslocadas de suas zonas para as novas zonas, criando desconforto..e sabem como é, as teorias socialistas e comunistas alimentam-se do desconforto social actuando como salvadores de todos e bonzinhos), exemplo disso são as cidades do Barreiro, Seixal, Setúbal, entre outras. Até o Porto tem uma forte presença socialista na Camara, até já teve presidente de camera socialista e tudo. Mas como eu já disse, as cidades grandes não reflectem a Alma de todo um povo.

"os lusitanos são utilizados em Portugal com interesses politicos, a nação Portuguesa não é herdeira dos lusitanos".
Totalmente de acordo, mas é por estas e outras razoes que O falange Lusitana tambem foi criada, estamos contra esta utilização abusiva da palavra lusitanidade pela parte do estado. Portugal não é a Lusitania. A Lusitania, juntamente com outras regiõss ( incluíndo a Galiza) é que ajudou a formar o que hoje é Portugal.

"A galecia, nomeadamente a cultura castreja tem milhares de anos".
A Lusitania tambem vivia da mesma forma =).
Afinal Lusitanos e Galegos eram descendentes da mesma familia celtibera.

"Por muito que custe ao _tourniquet_ a capital da Lusitania romana era em territorio espanhol, era a cidade de Emerita Augusta, e cerca de metade d o territorio "lusitano" pertence actualmente a Espanha!".
A mim não me custa nada =). Acredito que a parte da Lusitania que pertence agora a Espanha foi pra sempre perdida. Como já disse, a maior parte do Lusitanos refugiaram-se no que hoje é conhecido por Beira Alta, Beira Baixa e partes do Ribatejo, e foi lá que ficaram para sempre. A Espanha ficou só com uma capital de brincar, forjada pelo Romanos como capital, na verdade eles não poderiam por a capital da provincia Romana Lusitania tão perto da resistencia ( sob pena de a perderem e de nunca crescer) que sempre se fez sentir em territorio que hoje é pertença de Portugal.

Tambem queria aqui dizer: sempre pela Europa e seus povos, nunca à alienação estrangeira.
Não à Turquia e á imigraçao extra-europeia.

O link do blogue Legião Invicta está no Falange, pela causa Galaica.

Abraços Lusitanos

 
At 10:53 da manhã, novembro 14, 2005, Anonymous Anónimo said...

Em 1000 anos muita coisa mudou.
Só mesmo o jampg é que não quer ver isso.
Quando ele diz que não se ensina ás crianças do norte a cultura galaica, é porque o norte nada tem haver com essa cultura.
Esta é mais uma prova que essas regiões hoje em dia nada tem haver com os galaicos de à 1000 anos atrás.
Quando ele diz, que o norte de Portugal tem tudo haver com a galiza.
É outra mentira.
O Porto nada tem haver com Braga, e Braga nada tem haver com a Galiza.
Será que é muito dificil perceber o motivo!
Essa Galiza homogénia, só existe nessa sua cabeçinha sonhadora.
Seria mais honesto se ele admitisse os verdadeiros motivos que o movem, que será mais um bairrismo recalcado, de uns tripeiros invejosos.
Caso o Porto fosse capital, já o nosso jampg, não falaria de Galaicos, nem Galizas nem nada parecido.
é que as segundas cidades dos paises, sofrem todas do mesmo mal. Ou seja querem sempre ser as primeiras(Barcelona com Madrid é um caso muito parecido)
Como dizia o outro.
DIEXEMO-NOS DE PALHAÇADAS.

LVSITANO

 
At 11:06 da manhã, novembro 14, 2005, Anonymous Anónimo said...

Com a fundação de Portugal como nação.
Tanto a Galiza, como o eis Condado Portucalense, tomaram rumos diferentes.
A Galiza rumo á realidade Castelhana(ou Espanhola)Condado Portulense a realidade Lusitana.
Por isso é falso, quando se fala de que o norte é galaico, e não Lusitano.

Lvsitano

 
At 8:29 da tarde, novembro 14, 2005, Anonymous Anónimo said...

Os anti-Galaicos têm um discurso exatamente igual aos CPLP's !!!!!!!!

 
At 8:33 da tarde, novembro 14, 2005, Anonymous Anónimo said...

Os anti-Galaicos: " Em 1000 anos muita coisa mudou... "

Os CPLP's: " muita coisa mudou desde 1143... "

 
At 3:35 da tarde, novembro 15, 2005, Anonymous Anónimo said...

Como é que se pode ser contra uma coisa, que nunca existiu.
Deixem-se de obras de ficção.
Para isso já basta os judeus com o holoconto.

Landser 88

 
At 3:39 da tarde, novembro 15, 2005, Anonymous Anónimo said...

Será que os gajos do norte(agora querem chamar-los de galaicos) não tem mais nada que fazer, que inventar histórias da carochinha.
Tenham juizo.


Landser 88

 
At 1:26 da manhã, novembro 18, 2005, Anonymous Anónimo said...

Oh JAPMG, mas como é que sabes que TU és galaico? És capaz de traçar a tua ascendência até mil anos atrás?

NC

 
At 1:24 da tarde, novembro 18, 2005, Blogger Suevo said...

Carissimo NC.
Em primeiro lugar segundo me informei o meu nome é de origem galaica,mas para além disso todos os meus antepassados, seja de parte de mãe seja da parte de pai são a norte do rio Douro,50% dos quais originarios duma aldeia de tras os montes, com muito mais de mil anos,aldeia essa com nome germanico.

E culturalmente o norte é, e sempre foi galaico, tu poderias fazer a mesma pergunta aos mentirosos que insistem em chamar lusitanos aos habitantes do norte, será que eles têm a certeza que são lusitanos? Deves saber o que Herculano disse sobre isto!Os lusitanos eram um povo amigo, mas nós não somos lusitanos,nem linguisticamente nem culturalmente.

Saudações!

 
At 3:51 da tarde, novembro 18, 2005, Anonymous Anónimo said...

«tu poderias fazer a mesma pergunta aos mentirosos que insistem em chamar lusitanos aos habitantes do norte, será que eles têm a certeza que são lusitanos?»

Mas tu acreditas mesmo que quando alguém se intitula Lusitano está mesmo preocupado em saber se toda a sua ascendência é Lusitana ou não? Os Lusitanos são apenas uma referência mitica pela sua história de resistencia e por terem ocupado grande parte do território que hoje é Portugal, não mais do que isso.

E já agora, explica-me quais são as grandes diferenças linguisticas e culturais existentes entre o Norte e o resto de Portugal. Eu, sinceramente, não as vislumbro.

NC

 
At 5:15 da tarde, novembro 18, 2005, Blogger Suevo said...

Exactamente, são apenas uma referencia MITICA, mas a realidade é que 99% do povo acredita nesse mito, tal como acredita em muitos outros.

Não conheces as diferenças culturais? Tens a certeza? Se vais a uma aldeia de pedra de tras-os-montes com os seus minifundios, e em seguida vais ao Alentejo por exemplo, se não encontrares estas diferenças culturais então não sei o que te posso fazer.

Em relação às diferenças linguisticas, mais uma vez te digo, que a pensar assim o Brasil também é parecido connosco.

No entanto deixo-te aqui uma url que inclui até uns mapas linguisticos,existem muitas outras caso estejas interessado.

http://www.instituto-camoes.pt/cvc/hlp/biblioteca/areas_lexicais.pdf

 
At 6:38 da tarde, novembro 18, 2005, Anonymous Anónimo said...

E não somos parecidos com o Brasil em termos linguisticos?? Eu consigo manter uma conversa com um Brasileiro branco (porque os pretos, sejam no RU, EUA, Portugal ou Brasil deturpam sempre a língua europeia... deve ser uma coisa genética), e provavelmente percebo 99,99% do que ele diz.. Se isto não é ser semelhante não sei o que seja...

Só em jeito de provocação: suponho que a Madeira também devia ser um país, os Açores outro, etc. Se tu mandasses, será que sobraria um único país na Europa que fosse maior do que uma cidade? E a Alemanha, divida-la em quantas centenas de "burgos"?

NC

 
At 7:04 da tarde, novembro 18, 2005, Blogger Suevo said...

A minha patria não é de todo a lingua portuguesa, isto por causa dos teus ex-irmãos do imperio.

Em relação à tua provocação, na peninsula iberica entendo que poderiam existir perfeitamente tres ou quatro estados, mas como já te disse uma europa branca unida não me choca nada, mas mesmo nada! Mas não poderia ser demasiado centralizada,teriam que respeitar todas as culturas existentes dentro da europa.Claro que refiro-me a culturas GENUINAMENTE europeias,nada de africanices e afins.

 
At 7:12 da tarde, novembro 18, 2005, Blogger Suevo said...

E a Alemanha como sabes tem uns 15 anos,e o NPD defende que parte da Alemanha está actualmente "ocupada" pela Polonia por exemplo.
A Alemanha teve centenas de pequenos burgos independentes durante seculos, e isso não os impediu de resistir às invasões, nem os impediu de ter um nivel de vida muito superior ao estado mais centralista da Europa, ou seja Portugal!
Não sei até que ponto a identidade germanica não seria melhor defendida pelos tais "pequnos burgos", mas não estou preocupado com a Alemanha.Até porque os estados alemães têm uma grande autonomia.

 
At 7:57 da tarde, novembro 18, 2005, Anonymous Anónimo said...

«A minha patria não é de todo a lingua portuguesa, isto por causa dos teus ex-irmãos do imperio.»
São tão meus irmãos como teus.

«Em relação à tua provocação, na peninsula iberica entendo que poderiam existir perfeitamente tres ou quatro estados»
Até me admiro é que não defendas a existência de uma duzia de estados peninsulares.

"mas como já te disse uma europa branca unida não me choca nada"
A mim também nao.

NC

 
At 3:53 da tarde, dezembro 20, 2005, Anonymous Anónimo said...

por estas e por outras é que nunca chegamos a ser alguém neste chamado velho continente porque em vez de sermos os primeiros na Europa nas coisas boas e válidas,somos sempre confrontados com notícias dignas do chamado Terceiro Mundo sempre como os piores ou os últimos em qualquer coisa.Ou mudamos a nossa mentalidade ou somos governados com senhores feudais sejam eles mouros ou galegos e toca a ver se damos um país melhor aos noosos descendentes do aturar estas querelas históricas que rocçam o ridículo!

 
At 6:10 da tarde, março 28, 2007, Blogger El Rey Israel said...

Mais rapaz!! escreve mais :)

 
At 10:28 da manhã, março 09, 2008, Blogger Filipe Manuel said...

Sou natural do concelho de cantanhede, distrito de Coimbra e tenho que afirmar que nao me considero, nem nunca me considerei Lusitano. Apenas nestes ultimos anos é que comecei a ver as coisas de outra forma pois a versão nos ensinaram na escola não é a mais correcta. Portanto, quando lia e estudava os Lusiadas, obciamente que tinha orgulho mas palavras como Lusitano faziam-me imensa confusao principalmente quando o proprio autor Luis de Camões é Galego.

Em termos de personalidade e de identidade pessoal, nunca me considerei lusitano e, num sentido mais lato, latino. Jà fui ao Alentejo e Algarve, respeito imenso o povo e cultura local destas regiões, mas nao me senti "em casa", senti-me mais como um turista estrangeiro observando e apreciando a cultura. Nao me sinto atraido por essas regiões e nao vou criticar pois tenho o maior respeito pela pessoa humana e cultura. Apenas quero vincar que nao é verdade que "Portugal" é igual do norte ao sul, que a sua cultura é homogénea, que mesmo a nivel linguistico é homogéneo, onde impera o centralismo lisboeta.

Portanto, como devem imaginar, é duro inculcar-nos uma cultura, rotulos e frases feitas que podem nao corresponder à verdade nem sequer corrresponder à personalidade de uma pessoa. Hà que desconstruir para voltar a construir. O que me valeu foi ter viajado bastante pelo mundo e ler livros de vàrias fontes, vàrias versões para se construir uma versão que se quer o MAIS FIDEDIGNO possivel à Historia, seja qual for a verdade, doa a quem doer.

Identifico-me mais com o Norte, com a Galiza, mas infinitamente muito mais! Sinto-me em casa, sinto-me no berço, melhor ainda, quando fui à Irlanda, nao estranhei nada, senti-me logo em casa. Isso tem uma explicação muito simples e até empirica que tem o nome de memoria genética. E estou em crer que a memoria genetica é o ultimo vencedor impossivel de se apagar, de se fazer tabula rasa, por mais que tentemos de nos convencer do contràtrio.

Para responder a um comentàrio de um anonimo, que é da Figueira da Foz, concordo plenamente quando diz que o povo a norte de Coimbra identifica-se muito mais com Galiza do que com o povo abaixo do rio mondego, região a que chamamos por Lusitania, citado pro estrabão. E acho de uma falta de respeito tremendo o autor deste blog, e outras pessoas afirmarem que Galiza é até rio Douro. Acho que têm medo que tenhamos jà mistura? Em boa verdade, vejo mais pessoas loiras em aveiro porto do que certas zonas da galiza (actual regiao autonoma de espanha) ou zonas do interior do Douro!

Estou em crer que a unidade deveria ser em termos nao somente geneticos mas também culturais, linguisticos.

Sou galego, português foi um termo infeliz, e o termo lusofonia um termo tremendamente crasso. A menos que refiram a lusofonia da Lusitania, nesta optica estaria correcta. Tanta coisa para dizer e pouco tempo...

enfim, caro Suevo, em suma e em jeito de conclusão: nao concordo contigo quando afirmas que a Galiza é até Douro, so iria criar um êxodo de populações da zona Douro-Coimbra regressarem às suas origens. Era o que faria, regressaria às origens, até porque a minha familia é do norte (acima do Douro e em Vigo, Lugo)

Creio ter abordado o assunto de uma forma clara sem levantar grandes ondas ou ferir eventuais suceptibilidades.

Com os melhores cumprimentos!

 
At 1:01 da manhã, maio 03, 2008, Anonymous Anónimo said...

Se querem ser independentes, galegos de merda, vão para o deserto do sara que há lá muito espaço para consporcarem, a Lusitânia é nossa vai até ao Cantábrico. Ponhsam-se a andar tribos inferiores, estais aqui por favor.
DS

 
At 4:38 da tarde, setembro 26, 2008, Anonymous Anónimo said...

Honremos os nossos antepassados!

Esta é a frase chave, galicia independente... Ide po caralho galegos... Nao fazem falta nenhuma...

Tenho orgulho nos meus antepassados, k no meu caso particular sao ciganos ou arabes(ainda existem algumas duvidas...), tenho orgulho em ser portugues, tenho orgulho no meu país, e na minha língua!! Sou do Norte, adepto do SLB... Tenho amigos de todos os feitios e tenho mto orgulho nisso!

MORTE AOS TARIDORES!!!

P.S. - Nao deviam vosses, galegos, falar sei lá, galego?? nem sei pk é k tao a falar em portugues, ainda sujam a boca e engravidam...(espero k nao pk aberraçoes como vós deviam se evitadas)

Outra coisa, nunca cometam o sacrilegio de procriar...

 
At 4:40 da tarde, setembro 26, 2008, Anonymous Anónimo said...

*TRAIDORES
*voces

 
At 1:18 da tarde, outubro 20, 2008, Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo artigo.
Quanto à verborreia da mouraria, não é importante. Como se vê, nem sequer sabem escrever correctamente essa língua, a que eles chamam de "português"

Viva a Gallecia milenar!

 
At 6:07 da tarde, dezembro 31, 2010, Anonymous alves said...

O futegol sobe-lhe aos testos e depois dá nisto.

A lusitania pre-romana chegava ao cantábrico,a galecia enm existia foi criada apenas na segunda divisão da hispania, depois da derrota dos lusitanos, já no sec III e durou pouco mais de 100 anos visto que o império romano caiu em 476 dc.

É só traidores no Porto e arredores.

Vão ao forum gallaecia que esta corja anda lá toda.

Gostava de aber onde anda o SIS?

 

Enviar um comentário

<< Home