quinta-feira, janeiro 12, 2006

Apelo do Norte contra OTA e TGV

Doze pessoas do Porto, entre as quais juristas, economistas, professores universitários e dirigentes associativos, apelaram, ontem, aos deputados do Parlamento, que promovam um referendo nacional sobre a a construção do novo aeroporto na Ota e do comboio de alta velocidade (TGV).
Em carta aberta, os signatários alertam os deputados de todos os partidos políticos para o facto de a decisão governamental de construir as duas obras ter sido tomada "sem um mínimo aceitável de contraditório e com o aproveitamento do conhecido 'quem cala consente'".
Além disso, critica o professor universitário Paulo Morais, e um dos 12 subscritores da carta, "quer o projecto da OTA, como do TGV, foram vendidos à Opinião Pública como factos consumados, tendo os portugueses de aceitar esses investimentos, que são de enorme dimensão e vão condicionar os próximos orçamentos de Estado e o desenvolvimento do país nas próximas três gerações".
O ex-vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto lembra, por outro lado, que o Governo "precisa de explicar as vantagens, os custos reais destas obras, e não os seus custos virtuais". Afinal, afirma, "são obras que são sempre pagas pelo povo e, por isso, têm de ser correctamente explicadas ao povo".
Acresce, censura, que "se o ministro das Finanças vem agora dizer que dentro de alguns anos já não haverá dinheiro para as reformas, então também não poderá haver verba para estes mega-projectos".


Fonte : JN