segunda-feira, janeiro 31, 2005

"Levantem-se e protestem!" Selecção jogará com equipamentos pretos e brancos

"Levantem-se e protestem!" É este o lema de uma campanha internacional contra o racismo no futebol lançada em Londres, sob o patrocínio da Nike, que tem em Thierry Henry a cara mais emblemática. Para além de adesões individuais, a campanha terá ainda o apoio das selecções de Portugal, Holanda e Rússia, que em jogos particulares que vão disputar a 9 de Fevereiro, vão utilizar equipamentos de cores preta e branca.
A campanha, que arranca a 6 de Fevereiro, convida os adeptos a doar 2 euros na compra de uma pulseira emblemática (duas faixas, uma preta e outra branca, entrelaçadas). Serão postas à venda 2,5 milhões de pulseiras e os fundos assim angariados serão geridos em diversas iniciativas de combate ao racismo pela Fundação Rei Balduíno, da Bélgica.
Boa parte da conferência de imprensa centrou-se no incidente que espoletou a campanha, protagonizado há meses pelo seleccionador de Espanha, Luís Aragonês. Henry, visado pelos comentários racistas do espanhol, voltou a lamentar o que ouviu, admitindo poder "perdoar Aragonês, se ele pedir desculpas", mas "nunca esquecer".
O facto de a cerimónia ter coincidido com o 60.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz "não foi coincidência". O racismo, nas devidas proporções, é "uma espécie de holocausto dos nossos tempos", disse Henry.


O seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, disse: "Participar neste tipo de iniciativas é o mínimo que nós, profissionais do futebol, podemos fazer. O racismo existe e o futebol serve para unir as pessoas e não para as dividir. Por isso, vamos jogar na Irlanda com a tal camisola preta e branca com orgulho."

A “nossa” selecção já tem jogadores como o Miguel e o Jorge Andrade, já tem um capitão como o Costinha, agora até já vai equipar de preto e branco, ou seja já nem as cores da bandeira nacional respeita.

6 Comments:

At 12:18 da manhã, fevereiro 01, 2005, Anonymous Anónimo said...

Que os jogos tenham pouca assistência e que se vendam poucas pulseiras, é o voto que aqui deixo!!

 
At 1:25 da manhã, fevereiro 01, 2005, Anonymous Anónimo said...

Nacionalista do Porto!

A Vergonha que tenho em ser nacionalista é existirem Hitlarianos entre nós!

 
At 1:58 da manhã, fevereiro 01, 2005, Blogger Suevo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 2:15 da manhã, fevereiro 01, 2005, Blogger Suevo said...

Caro "nacionalista do Porto"

Não percebo o porque da colocação deste comentario a falar de Hitlerianos neste topico, se o anonimo "nacionalista do Porto" apoia que a selecção nacional de futebol jogue de preto e branco é lá consigo.

Uns envergonham-se dos Hitlerianos, outros envergonham-se dos multirracialistas, é o nacionalismo à portuguesa no seu melhor!

Eu já estou habituado a esses antagonismos.

 
At 7:58 da tarde, fevereiro 01, 2005, Anonymous Anónimo said...

Então e qual é a Pátria do Costinha? e do Miguel, do Jorge Andrade?
Não existem negros Portugueses?
Gostaria de saber a tua linhagem, tal como a do autor deste pseudo-blog-nazi!

 
At 1:29 da tarde, setembro 04, 2008, Anonymous Anónimo said...

"Portugueses de Verdade"...

Isto dói atrás da testa. Portugal, há pelo menos 700 anos, têm territórios em África e com isso nascem há centenas de anos portugueses negros.

Nem seria preciso de comentar, que nós, ao contrário de muitas naçõezitas ou povinhos europeus sempre tivemos cidadãos de várias raças, pois o povo português sempre se definiu pela filhagem dos homens ("filho de pai português"), e não pelo territorialismo, como na Alemanha, coisa qe nunca fez sentido numa nação tão vasta como o Império Português.

Poderia, claro, lembrar-se ao repovoamento do Alentejo com africanos católicos, ao albergue dos povos judeus e ao ultimato de aceitarem a nossa Fé, na altura dos progromes no resto da Europa.

Mas se os portugueses negros e patriotas, católicos e lusófones, meramente lembram a "pilhagens e violações" durante a guerra colonial, então toda a conversa sobre história de Portugal é em vão, já que o Nacionalismo de alguns dos comentadores acima, meramente se mistura numa amalgama de racismo, xenofobismo e revisonismo da história deste Grande País e Povo.

Respeitem Portugal!
(Não digam pr'ai tretas sobre nós que há gente a ler isto. Que vergonha, sinceramete...)

 

Enviar um comentário

<< Home