segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Estado e comunidade cigana chegam a acordo

Duas associações da comunidade cigana assinaram hoje, no Porto, com o Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas e 60 autarquias uma carta de princípios destinada a disciplinar a venda ambulante.
Na carta de princípio o Estado reconhece que a venda ambulante é a actividade económica por excelência exercida pela comunidade cigana, assumindo "um papel fundamental" na sua integração social, com respeito da sua diversidade cultural.
Por outro lado, o documento estabelece princípios que devem reger esta actividade, nomeadamente o dever por parte dos vendedores ambulantes de recusar a venda de produtos ilegais ou contrafeitos, de cumprir as obrigações fiscais, de proteger o consumidor e de respeitar as regras da concorrência legal.
A Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos e a Associação Portuguesa para a Defesa da Etnia Cigana (APODEC), dirigida por Adérito Montes, foram as duas associações que assinaram esta carta de princípios.
Estavam presentes na reunião mais três associações da comunidade cigana nortenha, nomeadamente a União Romani, dirigida pelo advogado Vítor Marques, que adiaram a assinatura por considerarem que os vendedores ambulantes não têm possibilidade de averiguar se todos os produtos que lhe oferecem para revenda são contrafeitos ou não.
A questão será objecto de discussão, no sentido de possibilitar um esclarecimento sobre esta matéria até 3 de Maio, quando haverá nova reunião.
O alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, padre Vaz Pinto, afirmou que esta assinatura representa um acordo "livre e voluntário entre as partes, que estabelece princípios e não cria obrigações legais".
"É apenas o momento inicial para um compromisso entre o Estado, autarquias e comunidade cigana, um passo no sentido da luta contra a discriminação e uma base de trabalho para que possamos fazer um caminho juntos neste país que é Portugal", afirmou o alto- comissário.

Fonte : Lusa

Mas o governo acreditará mesmo que os ciganos vão pagar impostos? Ou que os ciganos não irão vender roupa contrafeita? Achei piada à recusa dos ciganos em assinar, quem tem telhados de vidro... mais uma figura ridícula dos nossos (des)governantes.
O Padre Vaz Pinto não me surpreende que acredite na realização desse milagre, alias é mais uma posição na linha daquilo a que a igreja católica infelizmente já nos habituou…

Concentração dia 20 de Março pela legalização total

A regularização de todos os imigrantes em situação irregular e a alteração da actual lei da nacionalidade são duas das reivindicações que sairão à rua na concentração marcada para o próximo dia 20 de Março, ontem aprovada numa reunião de 34 associações de imigrantes, em Lisboa. Non encontro foi criticada a legislação em vigor em Portugal, a par das "leis gerais" da União Europeia, que "objectivamente" condicionarão os países que a ela pertencem.Representando "vários milhares de imigrantes", na contabilidade de José Falcão, da SOS Racismo, a reunião aprovou um documento que pretende substituir o actual princípio da "Lei de Sangue" pela "Lei do Solo", possibilitando "a resolução de um complexo problema que provoca, entre outros, a exclusão social de muitos jovens da segunda geração porque lhes nega o sentido de pertença a Portugal". É da alteração da actual "lei da nacionalidade" que se trata. Por outro lado, a regularização dos imigrantes em situação irregular, e por isso "excluídos dos benefícios sociais" mais básicos, é outra das prioridades.Fernando Ka, da Associação Guineense, defendeu mesmo a necessidade de os imigrantes também terem direito ao voto. Porque se "é inegável a sua contribuição para a economia do país, também fará todo o sentido que eles possam ter uma palavra nas escolhas eleitorais. Quanto à integração social, o documentoaprovado pretende ver concretizadas "políticas reais" que, por exemplo, possibilitem o reagrupamento familiar e facilitem a formação e o acesso à habitação, de modo a permitir a todos os imigrantes "uma vida digna e respeitada". O documento defende aindaque nos sistemas de segurança social e fiscal "existem estudos suficientes que demonstram a importância das contribuições dos imigrantes" para o seu equilíbrio.

Fonte: JN

domingo, fevereiro 27, 2005

Guterres vai ao Iraque dar aula de democracia

O presidente da Internacional Socialista, António Guterres, é o principal orador de uma conferência, marcada para segunda e terça-feira, em Bagdad, cujo objectivo é ensinar os partidos iraquianos a criar um regime democrático.
"Trata-se de uma aula sobre como governar em democracia, como fazer coligações e como funciona um Estado de Direito, mas sem qualquer espécie de paternalismos", afirmou à Agência Lusa o ex- primeiro-ministro.

Será que irá ensinar aos iraquianos como é que um queijo pode aprovar um orçamento?
Será que irá ensinar os iraquianos a demitirem-se quando a situação se tornar menos agradável?

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Bloco de hipócritas

Interessante este excerto duma entrevista da “nova” deputada do BE, ela que assume que lhe dava prazer ocupar casas entre outras façanhas pseudo-revolucionarias, vejam o que dizia esta criatura antes de sonhar ser deputada.

“Não concordamos com a perspectiva burguesa e pomposa dos órgãos de poder, nomeadamente a Assembleia da República”

Se não concorda, o que vai para lá fazer? Mais figuras tristes?

Escumalha no parlamento

Infelizmente, Alda Macedo foi eleita deputada.

Alda Macedo, membro da Assembleia Municipal eleita pelo Bloco de Esquerda (BE), invadiu, no passado dia 14, a sala no momento em que se ia iniciar a habitual reunião das terças-feiras do Executivo, impedindo assim a sua realização. Após uma interrupção inicial destinada a dar-lhe a oportunidade de abandonar a sala e perante a persistência de invasão da dirigente do BE, foi dada a palavra a todos os partidos eleitos para o Executivo - PS, PSD, PP e PCP - que repudiaram a atitude de Alda Macedo, decidindo, por unanimidade, não realizar a reunião.Em comunicado lido aos jornalistas logo após o adiamento dos trabalhos - acto que contou com a presença de todos os elementos da maioria no Executivo - Rui Rio afirmou que «o objectivo fundamental do BE era justamente criar um incidente com a Polícia e com os Vereadores eleitos pelo povo da cidade para o Executivo, jogando numa patética vitimização». O Presidente da CMP sustentou ainda que esta posição assumida por todos os representantes partidários constituiu uma forma de «evitar um espectáculo degradante ao jeito do Bloco de Esquerda, desprestigiando, ainda mais, a já depauperada democracia representativa».
«Prosseguir os trabalhos implicava a entrada da Polícia na sala, para obrigar a representante do BE a sair à força. Não realizar a reunião implicava adiar a agenda a ceder à manobra antidemocrática do BE», declarou o Presidente da CMP.
«O objectivo do BE era o espectáculo mediático. Ao abrigo de uma pseudo preocupação social, este pequeno partido a quem o povo não deu representatividade no Executivo quer aproveitar-se, mais uma vez, das carências sociais das pessoas, em conjugação com a sua habitual tentativa de manipulação da comunicação social», afirmou.
Verberando o «aproveitamento político indevido» que, em sua opinião, esteve na base da atitude de Alda Macedo, o líder autárquico reiterou: «O Presidente da Câmara do Porto e a maioria condenam em absoluto esta inadmissível prática antidemocrática e o oportunismo a ela subjacente. Os problemas de ordem social no Porto são muitos e complexos. O sofrimento das pessoas não pode ser objecto de aproveitamento político indevido».

O que fará esta triste no parlamento?
Talvez faça um strip-tease para chamar a atenção da comunicação social.

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Interrupção por racismo no Málaga-Espanyol

O árbitro espanhol Alfonso Perez Burrull explicou no relatório de jogo, hoje dado a conhecer, o porquê de ter interrompido o encontro entre Málaga e Espanyol de Barcelona, disputado domingo, referente à 24.ª jornada da Liga Espanhola, segundo relata o Jornal A Bola."Na primeira vez que o guarda-redes do Espanhol participou no jogo foi possível ouvir barulhos de macaco vindos da bancada atrás da baliza. Pedi para o jogo ser interrompido para o delegado do Málaga fazer um anúncio nos altifalantes", explica Burrull no relatório dado a conhecer esta terça-feira. "Pedi para repetirem o anúncio ao intervalo a fim de lembrar o público para não continuar com o comportamento racista", acrescenta. O jogador visado pelo público do Málaga, onde actuam os portugueses Litos, Edgar e Duda, foi o guarda-redes camaronês Carlos Kameni.

Deixo-vos a pergunta do costume, se os adeptos tivessem insultado um branco, será que o jogo também era interrompido?

domingo, fevereiro 20, 2005

Freguesia mais portuguesa de Portugal

São Salvador de Viveiro, concelho de Boticas, distrito de Vila Real



PPD/PSD 86 votos 40,38%
PS 67 votos 31,46%
PNR 42 votos 19,72% TERCEIRO LUGAR
CDS-PP 9 votos 4,23%
PCP-PEV 3 votos 1,41%
PH 2 votos 0,94%
PND 2 votos 0,94%
PCTP/MRPP 0 0,00%
B.E. 0 0,00%
PDA 0 0,00%


A estátua que ilustra este post encontra-se em Boticas e representa o Guerreiro Calaico.
Na freguesia de São Salvador de Viveiro foram encontrados no Século XVIII quatro estátuas de Guerreiros Calaicos.



Nesta freguesia encontra-se também o Castro do Lezenho.

Farsa eleitoral

Os eleitores do Porto foram enganados! Não estou a dizer que a culpa é da CNE, que é dos responsáveis do PNR, ou que é dos tribunais.Não pretendo apontar culpados, pretendo apenas constatar factos.
Nos boletins de voto constava o PNR, no entanto tive o cuidado de verificar as listas de candidatos afixadas à porta dos locais de voto, e aí, já não constavam os candidatos do PNR. No entanto não existia qualquer aviso sobre o que fazer aos votos no PNR, que pelos vistos vão contar como nulos. Pormenor interessante era o óbvio trabalho de tesoura efectuado nas listas de candidatos, ou seja entre dois partidos existia um corte mal disfarçado, é obvio que este corte aconteceu onde estava a lista de candidatos do PNR.A lista do PCTP-MRPP pareceu-me estar correcta,e , ao contrário do que alguns apregoaram, a lista do PNR foi mesmo a única a não ser aceite.

Ao chegar à mesa de voto tive o cuidado de perguntar o que aconteceria aos votos no partido que está lá, mas que afinal pelos vistos não conta, uma mulherzinha ficou assustada, sem saber o que dizer, depois lá apareceu uma jovem a dizer “os votos nesse partido contam como nulos”.

Uma situação lamentável. Como é possível que as escolhas dos eleitores dum país que se diz democrático sejam consideradas nulas, sem que esses mesmos eleitores tenham sido avisados?
Acho que nem no Iraque acontecem situações destas!

sábado, fevereiro 19, 2005

Votem PNR



Alimentem a chama do nosso povo e da nossa cultura.

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

PSP faz a vontade a Francisco Louça

Depois de um agente da PSP ter sido assassinado no Bairro Africano da Cova da Moura os seus colegas da polícia decidiram fazer a vontade a Francisco Louça e entregaram as armas.

Estou solidário com a atitude da PSP, entendo até que a polícia devia boicotar completamente os eleitores do BE, se estes entendem que a policia deve andar desarmada, então os eleitores do BE que se desenrasquem sozinhos.

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Raça



Vejam esta revista brasileira.
Imaginem agora que existia em Portugal algo de semelhante, com o nome RAÇA, e com o título: a revista dos BRANCOS portugueses, VITÓRIA, milhares de anos de glória da raça branca!

O que diriam os politicamente correctos? Sim esses mesmos que compactuam com a revista dos NEGROS brasileiros.

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Mudanças no PNR-Porto

Dirigentes do PNR deslocaram-se ao Porto e a Braga no passado sábado, onde realizaram várias reuniões de trabalho. No Porto, vários novos responsáveis locais serão nomeados em breve. Em Braga, também com a presença do cabeça de lista, reuniram-se dirigentes do PNR, candidatos e ex-combatentes do Ultramar. Estes afirmaram o seu apoio ao PNR (as listas eleitorais do PNR integram muitos veteranos de guerra). Reafirmado foi também o seu repúdio pelas afirmações de Paulo Portas, no que aos combatentes do Ultramar diz respeito. Na ocasião o PNR aproveitou para dar mais uma entrevista à comunicação social.

Contra-manifestação em Dresden




Será que estes contra-manifestantes são Alemães?
Só vejo bandeiras de Israel e da defunta União Soviética, caricato no mínimo.

domingo, fevereiro 13, 2005

PNR no Porto

Decorreu ontem, no Porto, uma reunião de novos quadros do PNR com a presença de Luís Henriques, candidato do Partido às eleições pelo círculo de Viseu.
À margem desta visita, alguns elementos do PNR Porto deslocaram-se a Lisboa, onde integraram a manifestação contra a adesão da Turquia à UE.

terça-feira, fevereiro 08, 2005

Isto sim, é Carnaval!



Ainda chamam ao Carnaval de Torres Vedras o mais português de Portugal, num directo na sick noticias só ouvi samba ...

Esta foto representa a genuína cultura portuguesa, mais propriamente de Trás-os-Montes.

Portugal Sempre!

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Partido Humanista



Já não bastavam o João Cravinho e o Antonio Costa...



sábado, fevereiro 05, 2005

Muçulmanos influenciam eleições na Dinamarca

Já falei das eleições na Dinamarca noutro post, no entanto achei que esta atitude dos muçulmanos merecia uma mensagem à parte.

A poucos dias das eleições legislativas na Dinamarca (8 de Fevereiro), os dirigentes religiosos muçulmanos entraram na campanha, recomendando aos seus fiéis que votem nos partidos que «respeitam os imigrantes»

Esta posição está a incomodar muitos sectores do país, a começar pelo chefe do Governo, o liberal Anders Rasmunssen. De facto, este já alertou os religiosos muçulmanos, dizendo: «na Dinamarca, religião e política não se confundem; e seria muito, mas mesmo muito irracional que os líderes religiosos recomendassem o voto em determinados partidos políticos». No entanto, o porta-voz da comunidade religiosa muçulmana pensa de modo diferente, e defende «o direito de os imãs se intrometerem na política, enquanto cidadãos do país e não como religiosos».Os 25 dirigentes religiosos muçulmanos reúnem-se em 3 e 4 de Fevereiro para apelarem ao voto dos seus seguidores nos candidatos do centro-esquerda e contestarem a política «ultra-restritiva» que o actual Governo segue em relação aos imigrantes.

Imigração no Reino Unido,Dinamarca e Espanha

O Reino Unido quer modificar a sua política de imigração para acolher "aqueles que têm competências" e "contribuem para a economia" e rejeitar quem é "um peso para a sociedade", anunciou, ontem, o ministro do Interior, Charles Clarke. "A imigração para trabalhar, para estudar, é uma coisa boa. O que não pode acontecer é quando o sistema não é correctamente controlado e as pessoas que vêm são um peso para a sociedade. É isto que se quer suprimir", sublinhou aquele responsável, numa entrevista à estação televisiva BBC.

Em Espanha as autoridades estão a preparar todo o expediente necessário para proceder à expulsão dos 227 imigrantes da África subsariana encontrados, anteontem, a bordo de uma embarcação clandestina, a 500 metros da ilha de Tenerife.A polícia prossege as buscas com vista à detenção dos dois indivíduos que transportaram os imigrantes, mas, para já, sabe, apenas, que são brancos.

Por sua vez a Dinamarca, em pleno crescimento económico, prepara-se para reconduzir a Direita no Poder nas eleições legislativas de amanhã.
Todas as sondagens prevêem uma clara vitória dos liberais e dos conservadores (no Poder desde 2001), sob a liderança do primeiro-ministro liberal, Anders Fogh Rasmussen, e apoiados no Parlamento pelo Partido do Povo Dinamarquês (PPD, Extrema-Direita).Rasmussen prometeu durante a campanha manter uma política de imigração restritiva, não aumentar os impostos e criar 60 mil novos empregos até 2010.Prova do bom momento que atravessam, os dinamarqueses afirmam-se o povo mais feliz do Mundo.

"Os ciganos vão todos votar nele"



Foi o grito que se ouviu ontem na feira de Azeitão, ao verem Francisco Louça os ciganos não hesitaram:

"Gosto daquele senhor, sim senhor! É aquele que vai vencer! Aleluia! Este é o partido da Democracia, o partido da Esquerda. Os ciganos vão votar todos nele", gritava ao megafone.

Isto prova que os ciganos não são assim tão burros, sabem bem qual é o partido que melhor defende os interesses da comunidade cigana (BE)

De manhã, o BE visitou a prisão de Tires, sem duvida que entre criminosos e ciganos o BE sente-se em casa!


Le Pen apoia PNR



Uma imagem que vale por mil palavras!

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Luís Henriques na RTPN

Mais vale tarde que nunca, e finalmente a RTPN entrevistou um responsável do PNR , permitindo assim a divulgação das ideias do partido.

De referir também a inclusão no Jornal de Notícias dos nomes dos cabeças de lista do PNR (e de todos os partidos considerados “pequenos”), não estavam incluídos todos os nomes, mas é melhor que nada.
Foi revelado também o orçamento do PNR para esta campanha, o valor em causa é de 1740 euros.