domingo, julho 24, 2005

Feira celta no castelo de Montalegre

Depois de ter criticado aqui alguns eventos culturais promovidos no Alentejo e Algarve, eventos esses que glorificaram a herança árabe e a mistura de culturas, chegou a altura de utilizar este espaço para dar os parabéns à câmara Municipal de Montalegre por promover eventos culturais genuinamente europeus.


"O Castelo de Montalegre vai ser o palco principal de uma longa viagem no tempo, que a vila de Montalegre se prepara para fazer no próximo fim-de-semana (29 e 30). O destino é o longínquo século II a.C. , altura em que a actual fortificação não passaria de um castro sobre o qual o castelo viria a ser erguido.
O motivo da viagem é uma feira celta, um evento que, este ano, irá complementar a segunda edição do Celtirock, Festival Internacional de Música Celta, que se realizará durante os dias 29 e 30.Um acampamento castrense, teatro, artes de circo, mostra de armas, espectáculos diversos, malabarismos, exercícios de fogo, tiro com arco são algumas das actividades que a organização da Feira Celta, o Ecomuseu de Barroso, promete. No entanto, as iniciativas mais promissoras deverão ser a recriação de jantar celta e um assalto ao castro.
No âmbito do Celtirock está ainda previsto uma feira do disco/livro celta e variadíssimas animações de rua.Na edição deste ano, os concertos no palco principal ficarão a cargo dos portugueses Beltane, que já passaram pelo Intecéltico do Porto, os galegos Cempés, os madrilenos Babieca, cujo repertório incluiu, sobretudo, sonoridades irlandesas e ainda os Abraxas (Castela e Leão) e Skanda (Astúrias)."


Fonte: JN
Fiquei satisfeito ao verificar que os promotores do evento não falaram em grupos espanhóis, mas sim em Galegos, Astúrianos, etc.

5 Comments:

At 5:14 da tarde, julho 25, 2005, Anonymous Anónimo said...

Os gajos do Sul são uma cambada de mouros, pa mim nem são Portugueses. Alguns até ficamos na dúvida se são imigrantes marroquinos ou se são mesmo Portugueses.
Deixem os gajos ficarem independentes e beijarem o cú aos mouros ou marroquinos ou mandem-nos todos embora lá pa Africa.

E claro que tinha de ser uma terra da Galécia a promover uma coisa destas.

Independência da região Galaica já \o pois cada povo nativo tem direito à sua independência. Não queremos misturas com o centro nem Sul de Portugal, com esses macacos mouros.
A Galécia deve ser independente. Acordem Galaicos e não se deixem manipular pelo que está instituido
Sieg Heil Galécia Sieg Heil

 
At 8:20 da tarde, julho 25, 2005, Anonymous Anónimo said...

Realmente ha alguma diferença entre o Norte e Sul, não só a nivel facial mas também algum algum a nivel cultural, mas daí a serem independentes não sei!
Acho que, apesar das diferenças, com a convivência entre norte e sul ficamos a ganhar, principalmente eu que as gajas do Norte são bem melhores :P

 
At 9:46 da manhã, julho 28, 2005, Anonymous Anónimo said...

Em quanto nôs defendemos a união dos povos brancos da Europa, estes pacóvios ainda veem com merdas de nortes e sul.Acordem seus atrasados, porque enquanto houver gajos com a vossa mentalidade nunca venceremos esta guerra .EUROPA DESPERTA OU SERA TARDE DE MAIS.

COYOTE88

 
At 12:10 da tarde, julho 28, 2005, Anonymous Anónimo said...

Enquanto uns lutam pela união dos povos brancos "EUROPEUS", há uns atrasados mentais que veem com merdas de divisões norte-sul.deixem-se dessas merdas.EUROPA DESPERTA OU SERA TARDE DE MAIS.

Coyote88

 
At 4:39 da tarde, outubro 14, 2009, Anonymous Anónimo said...

GOSTEI BASTNATE DO ARTIGO, gostaria se alguem sabe de como se pode participar no festival, para a dar o mesmo impeto como as feiras medievais que vao surgindo no nosso pai!


contactem para areinstitute@yahoo.com
www.advancedresearchandexplorationinstitute.t83.net

 

Enviar um comentário

<< Home